Congresso de Extensão da AUGM- Extenso 2013

Entre os dias 6 a 9 de Novembro ocorreu na cidade de Montevideo (Uruguai) o "1° CONGRESO DE EXTENSIÓN DE LA AUGM- EXTENSO 2013" na Universidade de La Republica, na qual participei como expositor do trabalho intitulado "Fotografia na Lata: Criatividade com Pinhole, Marmorização e Blog para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Santa Maria." trabalho oriundo do Projeto de extensão do Curso de Arquivologia da UFSM "Fotografia na Lata". 
O evento teve como abertura oficial uma palestra com o paraninfo da Universidade e contou participantes de diversos países da América Latina (Argentina, Chile, Uruguai, Brasil e entre outros), e pautando diferentes conhecimentos em diversificadas áreas. 
O trabalho exposto, foi direcionado ao eixo "Comunicação e Extensão", com o tema "Como pensar uma comunicação transformadora? abordando diferentes saberes em línguas diversas. 

Universidade de La Republica

Falando um pouco sobre a cidade de Montevideo, apenas uma palavra: encantadora.
Comecei meeu passeio em Montevidéo na Plaza Independencia, onde estão alojados os restos mortais de José Gervasio Artigas. Aliás, andando pelos bairros da cidade, você encontrará vários monumentos em homenagem a ele. Bustos em Praças, etc. O mausoléu que fica no centro da Plaza Independencia é acessado por escadas sob a estátua equestre do herói. Olhando para o leste, chegamos ao palácio Salvo, um dos edifícios mais emblemáticos de Montevidéo e protagonista da maioria dos cartões postais da cidade. Este edifício de 27 andares foi projetado pelo arquiteto Mario Palanti e inaugurado em 1925. Ele tem,digamos, o formato de uma girafa. Por muitos anos foi o edifício mais alto da América do Sul. Para o lado oeste da praça fica La Puerta de la Ciudadela, que separa o “centro” da Ciudad Vieja. A cidadela de Montevidéo foi uma fortificação construída como uma defesa de Montevidéo colonial. Sua construção foi concluída em 1780 após 40 anos desde o seu início. O Portão da Cidadela é a única que permanece (reconstruído) daquilo que foi a fortificação.


La Puerta de la Ciudadela

Para o canto sudoeste você poderá ver o Teatro Solís (Calles Buenos Aires e Juncal), o principal teatro da Capital que teve uma grande parte remodelada após um incêndio e que foi reaberto em 2004. Este teatro tem um sistema de visitas guiadas que recomendo. O preço das visitas em espanhol é muito acessível (cerca de 2 reais) e um pouco mais caro em outras línguas (cerca de 4 reais) e pode ser visitado às quartas-feiras, sextas, sábados e domingos, às 11, 12 e 16 horas. Às quartas-feiras as visitas em espanhol são gratuitas. E, claro - se tiver espetáculo, compre o ingresso. Muitos espetáculos têm preços populares. 

O  passeio por Montevidéu pode voltar à rambla todas as vezes que você quiser. Para ver o pôr do sol. Para caminhar sem rumo e sem pressa. Para ver gente. Para não ver gente. Para tomar chimarrão (atividade que, no Uruguai, se assemelha em frequência a respirar).


Rambla

Texto e fotos: Everton Tolves de Almeida- Acadêmico do Curso de Arquivologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

Função Arquivística Aquisição/Incorporação implementada no AtoM (ICA-Ato...