Resenha do Livro "Fundamentos da Gestão da Informação em Imagens para bibliotecários, arquivistas, museólogos e outros profissionais da informação."

Fundamentos da Gestão da Informação em Imagens para bibliotecários, arquivistas, museólogos e outros profissionais da informação.



O livro tem como questionamento plural em torno da gestão da informação em imagens, pois, há uma  escassa bibliografia por parte dos cursos como Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Buscando assim, preencher uma lacuna na formação acadêmica e no fazer prático do trabalho com gestão da informação em imagens. (OLIVEIRA, 2013)
Como proposta introdutória, a apresentação de experiências com projetos e consultorias de gestão, estimulando assim, a descoberta dos significados da informação em imagens, compreendendo as suas especificidades enquanto objeto de pesquisa e a sua recuperação em sistemas de informação. É discorrido nos capítulos do livro a questão do saber sobre as imagens, as suas necessidades e habilidades ao trabalhar com esta informação, a sua análise e indexação.
O livro é dividido em dez capítulos, dentre eles, destaco o capítulo que aborda a aproximação da informação em imagens com as áreas da arquivologia, biblioteconomia e museologia, na qual evidencia a importância de um gerenciamento de forma eficiente o volume da informação e documentação produzida pela sociedade, fortalecendo também a interação multidisciplinar com outros profissionais que produzem informação e seu uso de imagens em diferentes contextos.
Outra pauta argumentada pelo autor é a questão da mediação cultural com informação em imagens, para Oliveira (p.54, 2013) "podemos construir processos dialógicos, interações entre todo esse universo de informação e a sociedade, iniciando um processo de mediação cultural, trabalhando de forma plural, percepções e sensações, descobertas e transformações." Assim, uma imagem pode nos trazer indagações, obtendo novos saberes, atitudes e posturas.
Fica evidenciado no livro que, a informação textual é diferente de imagens, tanto na indagação da sua metodologia, como também em seus processos de indexação. É da competência do profissional, buscar um dialogo com a informação de imagens, afim de construir valores e fazeres, diante de uma informação imagética.

Referência

OLIVEIRA, Ronni. Fundamentos da Gestão da Informação em Imagens para bibliotecários, arquivistas, museólogos e outros profissionais da informação. São Paulo, 2013

Comentários