ICA-AtoM: ICA-AtoM overview

ICA-AtoM: ICA-AtoM overview: O ICA-Atom é um aplicativo de código-fonte aberto para descrição arquivística .



ICA-AtoM overview

O ICA-Atom é um aplicativo de código-fonte aberto para descrição arquivísticaO nome significa "International Council on Archives - Access to Memory", ou Conselho Internacional de Arquivos, Acesso à memória. É um aplicativo web de código aberto para padrões de descrição arquivística multilíngue e oferece opção de ser multi-repositório.

Sobre a arquitetura do sistema é composta por:
- Páginas HTML para exibir em um navegador web a partir de um servidor web. O Apache é usado no desenvolvimento, mas ICA-Atom também é compatível com IIS (Internet Information Services - Servidor web da Microsoft).
- Um banco de dados MySQL. MySQL é usado no desenvolvimento, mas o ICA-Atom usa uma camada de abstração de banco de dados e, portanto, também compatível com PostgreSQL, SQLite, SQLServer, Oracle, etc.
- O Código PHP permite que sejam gerenciados os pedidos e respostas entre os clientes da web, possui a lógica do aplicativo, e o conteúdo do aplicativo armazenado no banco de dados.
- O framework symfony que organiza os componentes usando orientação a objetos e os melhores padrões de web design práticos.
- O Qubit Open Information Management Toolkit, desenvolvido pelo projeto ICA-Atom e customizado para desenvolver a aplicação ICA-Atom.
A figura abaixo exemplifica melhor o funcionamento da arquitetura.





Todas as interações do usuário com o sistema (adicionar, visualizar, pesquisar, editar e excluir ações) são feitas através de um navegador web. Os usuários acessam páginas HTML no servidor web, clicam em um botão ou link que aciona um script PHP o qual envia um comando para o banco de dados e retorna o resultado como HTML de volta para o navegador do usuário.

O ICA-Atom é baseado nos seguintes padrões:
- General International Standard Archival Description (ISAD)
- International Standard Archival Authority Record (Corporate bodies, Persons, Families) (ISAAR)
- International Standard For Describing Institutions with Archival Holdings (ISDIAH)
- International Standard For Describing Functions (ISDF) 

- ICA-AtoM supports Simple Knowledge Organization System (SKOS) - W3C Recommendation

Porém o ICA-Atom é projetado para ser flexível o suficiente para a adaptação a outras normas descritivas.

Como instalar:

Eu instalei a versão 1.3.1 no windows seven. Para rodar o aplicativo utilizei o xampp. É necessário fazer o download do arquivo na página (https://www.ica-atom.org/download.html)  e após colocar na pasta "htdocs" do xampp para extrair o arquivo. Após ter descompactado e criado uma pasta de icatom-1.3.1 para fazer a instalação acesse localhost/icatom-1.3.1. É necessário criar uma base de dados para o aplicativo se esta ainda não existir. Também é um requisito ativar a extensão do php chamada "php_xsl.dll" no php.ini. Após realizadas estas etapas o aplicativo pode ser acessado através do mesmo endereço anteriormente mencionado. Abaixo uma imagem da interface principal do ICA-AtoM 1.3.1:



















Requisitos técnicos:

- O único requisito necessário é um navegador. Porém para visualizar alguns requisitos da interface de cliente é necessário um navegador que suporte javascript. A partir da versão 2.0 o ICA-AtoM não dará mais suporte ao navegador Internet Explorer versão 8.0 e inferiores. É recomendado que seja feito o upgrade para a versão 9 ou utilize-se outros navegadores ou ainda, seja instalado o Google Chrome Frame um plugin para o Internet Explorer.

Tipos de entidade:

Uma entidade é um objeto sobre o qual o sistema de informação coleta dados. Existem quatro tipos principais de entidades do ponto de vista do utilizador. São eles:

- Descrições arquivísticas
Descreve informações sobre unidades arquivísticas;
São organizadas em níveis hierárquicos;
Inclui elementos de descrição baseados na General International Standard Archival Description.

- Registros de autoridades (atores)
Fornece descrições dos atores (entidades coletivas, pessoas e famílias) que interagem com unidades arquivísticas como criadores, custodiadores, etc;
Inclui elementos de descrição baseados na Standard Archival Authority Records;
Estão ligados a descrições arquivísticas no ICA-Atom por eventos delimitados por datas de início/fim;

- Instituições arquivísticas
Fornece descrições dos repositórios que preservam e proporcionam acesso à informação registrada em documentos arquivísticos
Inclui lementos de descrição baseados na International Standard for Describing Institutions with Archival Holdings;
São atores que detêm documentos arquivísticos. 

- Termos
Fornece vocabulários usados em todo o sistema;
São organizados em taxonomias separadas;
Inclui elementos de descrição mínimos; uma versão futura do ICA-Atom irá estender uma  taxonomia ("descrição de função") para incluir os elementos encontrados na International Standard For Describing Functions 

O manuseio dentro do sistema é bastante fácil. Para, por exemplo, adicionar uma descrição arquivística é necessário estar autenticado e ir em adicionar -> descrição arquivística. Através da foto abaixo, é possível perceber que para cada item de preenchimento o aplicativo oferece informações acerca do que é necessário ser preenchido no item em questão.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024