Pular para o conteúdo principal

Associação dos Arquivistas do Ceará: Arquive-Ce

Arquive-Ce

Amanhã será realizada a assembleia de fundação da Associação dos Arquivistas do Ceará, a ARQUIVE - CE. A ARQUIVE - CE será a primeira entidade do Estado que reunirá os profissionais de arquivos e centros de memória em favor da agilidade, eficiência e transparência do acesso às informações dos documentos e da boa administração de arquivos de empresas. 
A ARQUIVE - CE contribuirá para a preservação do patrimônio histórico e cultural do Ceará, ampliando os conhecimentos sobre nossa história e promovendo estudos, publicações e fóruns de conversas sobre a competência na transmissão de salvaguarda de documentos.
A assembleia de fundação da ARQUIVE - CE será aberta ao público, com acesso gratuito. 
Objetivos: 
A ARQUIVE – CE nasce para reunir aqueles que acreditam na segurança e na agilidade 
do acesso à informação e na riqueza de nossa história.
A Associação de Arquivistas do Estado do Ceará ARQUIVE – CE está com data marcada para sua assembleia de criação justamente no dia em que a UNESCO criou o Conselho Internacional de Arquivos e deu um valioso passo para a liberdade de acesso às informações e preservação do patrimônio histórico mundial.
A ARQUIVE – CE é a primeira entidade do nosso estado dedicada à divulgação da causa dos arquivos. Ela nasce com a missão de fortalecer os profissionais de Arquivo, promovendo a troca de ideias e disseminando conhecimentos sobre a importância dos acervos documentais na construção da cidadania e identidade cultural cearense. 
Entre os desafios da ARQUIVE – CE estão:
  • Conscientizar os administradores das empresas para as vantagens estratégicas de uma gestão documental de excelência; 
  • Fomentar ações que garantam a segurança e acesso ágil às informações dos arquivos, fornecendo as bases para as tomadas de decisão nas entidades públicas e privadas; 
  • Sensibilizar os dirigentes públicos para a importância dos investimentos em arquivos como forma de garantir o direito à informação, a transparência administrativa e preservação do patrimônio documental;
  • Impulsionar a sociedade para reivindicar seu direito de exercer o controle cidadão sobre os atos da administração pública através do acesso irrestrito aos documentos de arquivo;
  • Divulgar acervos documentais de interesse público;
  • Promover ações de educação, preservação e amplo acesso ao nosso patrimônio cultural.

Serviço
Fundação da Associação dos Arquivistas do Ceará
Quando: 9 de junho de 2015 (terça-feira), às 17 horas
Onde: Auditório da Reitoria da UFC 
Avenida da Universidade, 2853, Benfica.
Informações: (85) 9976-0891
Agência Fortaleza de Notícias: Arquive-Ce: Amanhã será realizada a assembleia de fundação da Associação dos  Arquivistas do Ceará, a ARQUIVE - CE.  A ARQUIVE - CE será a primeira en...

Postagens mais visitadas deste blog

Nuxeo DM 5.4.2 - Manual para utilização

Antes de explicitar os objetivos e o público-alvo do manual, é relevante apontar as características do software Nuxeo. Este é uma ferramenta de Enterprise Content Management–ECM multiplataforma (Linux, Mac e Windows) de código aberto.
Cabe elucidar que ECM é um conjunto de tecnologias utilizadas para gerência do ciclo de vida das informações não-estruturadas de uma empresa, contemplando as fases de criação/captura, armazenamento, versionamento, indexação, gestão, descarte, distribuição, publicação, pesquisa e arquivamento.
Depois de apresentar de modo sucinto as características da ferramenta, vamos falar do manual para utilização do Nuxeo DM... porque foi desenvolvido e qual o seu objetivo!

A produção de um manual do Nuxeo Document Management voltado aos profissionais da informação surgiu da necessidade, cada vez maior, do profissional arquivista aproximar-se da TI, bem como dos softwares e aplicativos advindos da Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos - GED/A. Diversos autores sa…

Fim do papel? Armazenar documentos em plataformas digitais já é uma realidade, mas ainda é preciso garantir segurança e transparência

Fim do papel? Armazenar documentos em plataformas digitais já é uma realidade, mas ainda é preciso garantir segurança e transparência Texto: Luiz Felipe Fernandes | Ilustração: Jessica Peixoto Parece o sonho de qualquer gestor público: salas e departamentos livres da papelada que abarrota pastas, arquivos e estantes. Toda a documentação em papel substituída por arquivos em formato digital, disponíveis de forma rápida e prática. Um cenário que, dada a realidade da maioria das repartições públicas brasileiras, parece distante, mas que, segundo estudiosos, já estamos vivendo. É o que eles chamam de sexto marco dos arquivos, um estágio em que não haverá mais documentos em suporte analógico. No entanto, a mesma perspectiva que dá um tom futurista a esse ambiente tecnológico, permite fazer projeções apocalípticas. Sem os recursos arquivísticos apropriados, os dados armazenados em formato digital não ficam totalmente protegidos, o que permite adulterações e apropriações indevidas, c…

Remasterização do AtoM 2.4 no Linux Mint Cinnamon 18.2 (64 bits)

Nova remasterização feita pelo grupo para que você possa estudar o AtoM em sua nova versão 2.4.

Basta fazer o download da versão remasterizada e gerar o dispositivo bootável (Pendrive ou DVD).

Se for pendrive ou HD, o mesmo utiliza a tecnologia de Live USB Persistente, isso quer dizer que os dados salvos, da próxima vez que for inicializado o pendrive, estarão todos lá salvos, e pode ser instalado a partir do pendrive em outros PCs, levando todos os dados que foram armazenados.

Abaixo as instruções e detalhes:

Remasterizações (.ISO): AtoM 2.4 instalado em Linux Mint Cinnamon 18.2 (64 bits);

Tamanho do arquivo .ISO: 2.2 GB;
Formato: ISO;
Remasterizador: SystemBack.

Após o Download, utilize o SystemBack para gravar no Pendrive, ou UnetBootIN, ou o LiLi no Windows, ou o seu gerador de Live USB Boot preferido, para depois utilizar com inicialização (Boot) do sistema que é persistente, seus dados armazenados na sessão permanecem nas próximas, só atentem para o tamanho do Pendrive ou HD a ser utili…