A Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT), por meio das Superintendências de Arquivo Público e da Escola de Governo, em parceria com o Grupo de Pesquisa CNPq de Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM Ged/A), promove o curso "AtoM (ICA-AtoM) Descrição, Difusão e Acesso de Documentos Arquivísticos e Introdução ao Archivematica para Preservação Digital”. A capacitação, que teve início no dia 29 de junho, será encerrada nesta sexta-feira (1º/07).

Seges promove curso de Sistemas Digitais de Arquivo

 Assessoria Seges-MT

A | A
A Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT), por meio das Superintendências de Arquivo Público e da Escola de Governo, em parceria com o Grupo de Pesquisa CNPq de Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM Ged/A), promove o curso "AtoM (ICA-AtoM) Descrição, Difusão e Acesso de Documentos Arquivísticos e Introdução ao Archivematica para Preservação Digital”. A capacitação, que teve início no dia 29 de junho, será encerrada nesta sexta-feira (1º/07).
A abertura do evento foi feita pelo secretário adjunto de Administração da Seges, Ruy Fonseca, e as superintendentes da Escola de Governo, Maricilda Farias e do Arquivo Público de Mato Grosso, Vanda da Silva. A qualificação, com certificado de 15 horas, é destinada a 36 servidores envolvidos na Gestão de Documentos e no programa Governo Digital. Representantes da Seges, Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento), Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) e MTI (Empresa Mato-grossense de Teconologia e Inovação) participam do curso, ministrado pelos professores da Universidade Federal de Santa Maria, Daniel Flores e Sérgio Rodrigues.
“É necessário ter a preservação de documentos arquivísticos e profissionais das áreas de arquivo e tecnologia caminhando juntos, para dar acesso a uma informação autêntica, enquanto fonte de prova”, explica o docente Daniel Flores, que também é membro do Conselho Nacional de Arquivo (Conarq), órgão que define a política Nacional de arquivos públicos e privados.
A autenticidade e confiabilidade dos documentos, as normas de descrição arquivísticas, a definição e função de Repositório Arquivístico Digital e Lei de Acesso a Informação (LAI), foram alguns dos tópicos abordados na fase teórica do curso. Na parte prática, os servidores conheceram dois sistemas que estão sendo divulgados pelo Conselho Internacional de Arquivos, o AtoM (ICA-AtoM) e o Archivematica.
A superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, ressaltou a importância do curso. “O objetivo é que os servidores possam compreender de que forma os processos digitais podem ser implementados no Poder Executivo, obedecendo todas as normas do Conarq para garantir a legalidade dos documentos”, concluiu.
Nos dois primeiros dias, a capacitação foi realizada no Auditório da Superintendência de Arquivo Público, e o terceiro e último dia no laboratório de informática da Superintendência de Escola de Governo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

Função Arquivística Aquisição/Incorporação implementada no AtoM (ICA-Ato...