ILP promove palestra sobre gestão de documentos digitais

ILP promove palestra sobre gestão de documentos digitais

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou nesta segunda-feira, 9/11, palestra sobre gestão de documentos eletrônicos. A importância de preservar a autenticidade dos documentos digitais foi o tema central da apresentação de Daniel Flores, professor do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria e membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).

Download
Curso do ILP trata de gestão de documentos eletrônicos
O especialista abordou três aspectos da gestão de documentos: a autenticidade, o acesso de longo prazo e a manutenção de cadeia de custódia. Segundo Flores, vivemos um momento em que existe um desafio que é fazer com que a variação dos documentos digitais seja controlada, com tipologia e forma documental fixa.



Daniel Flores disse que em sua especialidade de arquivista, para a qual dedicou-se, desde sua formação, de seus estudos de pós graduação até o pós doutorado, o documento digital é que é o problema.



Ouça a entrevista com o Prof.Doutor Daniel Flores que fala sobre a importãncia de preservar os documentos digitais em sua autenticidade.
Palestra aborda tres aspectos de gestão de documentos: a autenticidade,o acesso de longo prazo e a manutenção de cadeia de custódia
Daniel Flores na palestra no ILP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

Função Arquivística Aquisição/Incorporação implementada no AtoM (ICA-Ato...