Observatório de Documentos Digitais é citado pelo Conarq:
Observatório de Documentos Digitais é citado pelo Conarq:
O Observatório de Documentos Digitais tem por finalidade analisar o cenário nacional quanto à criação, gestão, acesso e preservação de documentos arquivísticos públicos digitais. As abordagens envolvem o levantamento de dados quanto à situação da gestão dos documentos digitais nas instituições e órgãos públicos brasileiros, o atendimento à legislação, resoluções e recomendações que tratam do tema, e os aspectos de gestão e preservação direta e indiretamente envolvidos no ambiente digital. O monitoramento das ações desenvolvidas no contexto digital visa acompanhar a evolução do cenário e estimular práticas adequadas à gestão, preservação e acesso aos documentos públicos digitais brasileiros.
A idealização do observatório surgiu como um desdobramento do Grupo de Pesquisa do CNPq-UFSM: Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos - GED/A (grupo este que desenvolve pesquisas voltadas à gestão arquivística de documentos digitais e preservação digital), e volta suas ações para o monitoramento dos aspectos tecnológicos, estruturais, organizacionais, e até mesmo culturais que os documentos digitais suscitam às instituições públicas.
No período atual, no qual se demonstra uma grande expectativa quanto ao uso dos documentos arquivísticos digitais, deve haver uma contrapartida de monitoramento por parte da sociedade, em especial dos profissionais que atuam com documentos públicos, para que se realize à produção, manutenção, preservação e acesso de documentos arquivísticos digitais autênticos. O observatório visa contribuir com esta importante tarefa, realizando pesquisas que demonstrem a situação das instituições quanto a estes quesitos, e divulgando os resultados como forma de dar transparência às ações empreendidas à gestão e preservação do patrimônio documental em meio digital.
A equipe de monitoramento do observatório é formada pelo Prof. Dr. Daniel Flores (coordenador), e pelos integrantes do Grupo GED/A Claudineli Carin Seiffert, Eliseu dos Santos Lima e Murilo Billig Schäfer. Os integrantes em questão desenvolvem estudos sobre gestão, preservação e acesso a documentos arquivísticos digitais, além de atuar profissionalmente nestas áreas.
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