ARTIGO: "A utilização do ICA-AtoM (AtoM) como plataforma de acesso, difusão e descrição dos documentos arquivísticos de instituições públicas" Eliseu Lima​, Daniel Flores​

ARTIGO:
"A utilização do Ica-Atom como plataforma de acesso, difusão e descrição dos documentos arquivísticos de instituições públicas"
Eliseu Lima​, Daniel Flores​

Resumo:
=======

Introdução: A tecnologia da informação vem ocasionando transformações em diversos segmentos da sociedade. Na área arquivística sua presença é marcante, tanto que ultimamente tem aumentado o quantitativo de instituições que fazem uso de sistemas informatizados, repositórios e plataformas que automatizam atividades como descrição, difusão, e que inclusive proporcionam o acesso ao patrimônio documental arquivístico.

Objetivo: Discorrer sobre as funcionalidades e a utilidade da plataforma International Council Archives - Access to Memory (ICA-AtoM) nas atividades arquivísticas de descrição, difusão e acesso ao patrimônio documental arquivístico.

Metodologia: Levantamento de bibliografia e referenciais teóricos, a partir de experiências já vivenciadas por pesquisadores da área arquivística.

Resultados: Constata-se que a plataforma serve tanto para descrever os documentos permanentes, como para proporcionar o acesso à informação registrada em documentos correntes e intermediários, como forma de dinamizar o acesso aos fundos documentais de instituições públicas.

Conclusões: Considera-se que o ICA-AtoM, além de servir à descrição, pode proporcionar um ambiente autêntico para o armazenamento seguro e como fonte de prova dos documentos institucionais digitais e digitalizados, bem como para prover preservação e acesso a longo prazo, se for interligada a um RDC-Arq, como o Archivematica, por exemplo.

Palavras-chave:
ICA-AtoM; Acesso; Difusão; Patrimônio Documental; Instituições Públicas

Texto completo:
PDF: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/24234

DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p207

Research Interests: History, Archival Studies, Documentation, Digital Media, Archival science, Archival Sciences, Gestão Pública, Archivos electrónicos, información digital,gestión del conocimiento, Archival Theory, Arquivologia, Archivística, OAIS Reference Model, ISAD (g), Ica-Atom, Descrição Arquivística, Archivematica, eSIGAD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024