Pular para o conteúdo principal

TJPE promove curso de Gestão de Documentos em Ambiente Digital - Notícias TJPE - TJPE

TJPE promove curso de Gestão de Documentos em Ambiente Digital - Notícias TJPE - TJPE:


Estudantes em frente a computadores, aprendendo a digitalizar processos
Atividade foi realizad através de parceria entre TJPE, IFPE, UFPB e UFSM
A segurança e o armazenamento de documentos em meio eletrônico foram temas do curso “Gestão de Documentos em Ambiente Digital”, promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do Memorial da Justiça e da Escola Judicial (Esmape). Servidores do Judiciário estadual e integrantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Tangram Cultural participaram da formação realizada na primeira semana de abril. O objetivo foi trazer um novo referencial do arquivo digital, de acordo com as normas e requisitos estabelecidos pela resolução 43/2015, do Conselho Nacional de Arquivos.
Profissionais do grupo de pesquisa Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos (Ged/A), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), os professores Daniel Flores e Sérgio Rodrigues apresentaram o funcionamento de softwares que gerenciam os repositórios digitais. Esses conjuntos são bases de dados online que armazenam de maneira segura e organizada a produção e o acervo de uma instituição.
Para o professor Daniel Flores, a produção do processo judicial eletrônico deve ser realizada dentro de uma cadeia de gestão que possibilite o recolhimento posterior para um ambiente seguro de preservação. Para isso, são utilizados programas que atendem a normas internacionais de segurança. “As normas devem ser adotadas por cada instituição, utilizando-se de diversos modelos de ferramentas disponíveis atualmente. Ela pode se utilizar de um software livre, utilizando um sistema especializado de tecnologia da informação, ou mesmo contratando um sistema de software pago por meio de licitação, por exemplo. O próprio Tribunal vai decidir os meios utilizados, tudo com base na legislação”, explicou.
O servidor Marcelo Lima, do Núcleo de Segurança da Informação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), explica que o processo de arquivamento nos moldes legais vem sendo implantado no TJPE. “Hoje o Tribunal já possui um ambiente com as ferramentas que estão sendo apresentadas aqui no curso, disponíveis para o Memorial da Justiça, com possibilidade de realizar o arquivamento dos documentos dentro dos critérios de segurança. Estamos nos capacitando para que a Setic tenha condições de prestar um suporte mais específico em relação sistema”, declarou.
.....................................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Foto: Antônio Santos | Ascom TJPE

Postagens mais visitadas deste blog

Nuxeo DM 5.4.2 - Manual para utilização

Antes de explicitar os objetivos e o público-alvo do manual, é relevante apontar as características do software Nuxeo. Este é uma ferramenta de Enterprise Content Management–ECM multiplataforma (Linux, Mac e Windows) de código aberto.
Cabe elucidar que ECM é um conjunto de tecnologias utilizadas para gerência do ciclo de vida das informações não-estruturadas de uma empresa, contemplando as fases de criação/captura, armazenamento, versionamento, indexação, gestão, descarte, distribuição, publicação, pesquisa e arquivamento.
Depois de apresentar de modo sucinto as características da ferramenta, vamos falar do manual para utilização do Nuxeo DM... porque foi desenvolvido e qual o seu objetivo!

A produção de um manual do Nuxeo Document Management voltado aos profissionais da informação surgiu da necessidade, cada vez maior, do profissional arquivista aproximar-se da TI, bem como dos softwares e aplicativos advindos da Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos - GED/A. Diversos autores sa…

Fim do papel? Armazenar documentos em plataformas digitais já é uma realidade, mas ainda é preciso garantir segurança e transparência

Fim do papel? Armazenar documentos em plataformas digitais já é uma realidade, mas ainda é preciso garantir segurança e transparência Texto: Luiz Felipe Fernandes | Ilustração: Jessica Peixoto Parece o sonho de qualquer gestor público: salas e departamentos livres da papelada que abarrota pastas, arquivos e estantes. Toda a documentação em papel substituída por arquivos em formato digital, disponíveis de forma rápida e prática. Um cenário que, dada a realidade da maioria das repartições públicas brasileiras, parece distante, mas que, segundo estudiosos, já estamos vivendo. É o que eles chamam de sexto marco dos arquivos, um estágio em que não haverá mais documentos em suporte analógico. No entanto, a mesma perspectiva que dá um tom futurista a esse ambiente tecnológico, permite fazer projeções apocalípticas. Sem os recursos arquivísticos apropriados, os dados armazenados em formato digital não ficam totalmente protegidos, o que permite adulterações e apropriações indevidas, c…

Tradução da Instalação do AtoM (ICA-AtoM) do site da Artefactual versão 2.3 com Ubuntu 16.04

Tradução da Instalação do AtoM (ICA-AtoM) do site da Artefactual - Versão 2.3 com Ubuntu 16.04Documento original no Google Drive: https://docs.google.com/document/d/1mMyAqcsBwbORC2AvNWEPutmZyHOQW4yWh0vme3KsZqk/pub
Linux - Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus)Muitos dos passos de configuração descritos neste documento são aplicáveis à qualquer ambiente moderno do Linux, contanto, alguns deles só serão aplicados ao Ubuntu e provavelmente à qualquer distribuição baseada em Ubuntu. Este documento é baseado em Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus). Uma vez que você o tenha instalado, você deve seguir as instruções descritas a baixo. Particularmente, nós usaremos pacotes do Ubuntu que podem ser encontrados nos repositóriosmain e universe.
Importante: Por favor verifique se você revisou os requisitos antes de prosseguir.
Instalando as dependências. MYSQL Nós recomendamos o uso do MySQL 5.6 que é muito mais rápido que seus antecessores. Também experenciamos resultados muitos bons usando Percona Server ou Mar…