DAG na Oficina Uso do ICA Atom para Descrição e Difusão de Acervos

DAG na Oficina Uso do ICA Atom para Descrição e Difusão de Acervos



DAG/UFSM na Oficina Uso do ICA Atom para Descrição e Difusão de Acervos



Publicado: 30 Maio 2018



A Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul -...​ promoveu, dias 04 e 05 de maio em Porto Alegre, a segunda turma da Oficina Uso do ICA Atom para Descrição e Difusão de Acervos. Foram ministrantes: Daniel Flores​, Sérgio Rodrigues​, Flávia Conrado Rossato​ e Marcelo Augusto Rauh Schmitt.



Pelo Departamento de Arquivo Geral (DAG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participou a arquivista Cristina Strohschoen​.



O AtoM (ICA-AtoM) é uma Plataforma Arquivística que proporciona a segurança da informação, garantia da autenticidade, descrição, indexação, acesso, difusão e transparência ativa de documentos e informações.



Alguns conjuntos documentais do acervo arquivístico da UFSM já estão disponíveis para consulta nesta base de dados, que na UFSM foi nominada Fonte. Destaca-se o acervo iconográfico, com mais de 12 mil fotografias, disponível em



http://fonte.ufsm.br/



2018 maio Oficina Atom AARS menor.jpg 2018 maio oficina Atom POA (2menor).jpg
Fotografias: Flávia Conrado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

Função Arquivística Aquisição/Incorporação implementada no AtoM (ICA-Ato...