Artigo: Análise do conhecimento teórico-metodológico da preservação digital sob a ótica da OAIS, SAAI, ISO 14721 e NBR 15472
Artigo: Análise do conhecimento teórico-metodológico da preservação digital sob a ótica da OAIS, SAAI, ISO 14721 e NBR 15472:
Análise do conhecimento teórico-metodológico da preservação digital sob a ótica da OAIS, SAAI, ISO 14721 e NBR 15472
December 2017
DOI: 10.36311/1981-1640.2017.v11n4.11.p73
LicenseCC BY-SA 4.0
Projects: Cadeia de Custódia Digital Arquivística (Archival Digital Chain of Custody)Engenharia de Produção em Sistemas de Informação em Arquivos para a Gestão Pública e Governo Eletrônico: relações Interdisciplinares entre a Arquivologia, Engenharia da Produção e Sistemas de InformaçãoDISRUPÇÃO E INOVAÇÃO SUSTENTADA NA PRODUÇÃO E PRESERVAÇÃO SISTÊMICA DE DOCUMENTOS NATO DIGITAIS: a necessidade da Cadeia de Custódia e de Preservação aliadas ao Blockchain em RDC-Arq (PQ CNPQ 2020-2023)
Este artigo visa aprofundar o conhecimento teórico-metodológico sobre o Open Archival Information System (OAIS) ou Sistema Aberto para Arquivamento de Informação (SAAI), a ISO 14721 e NBR 15472, sob a ótica da Arquivologia. Para isso, são abordados elementos da Resolução Conarq nº 39, de 29 de abril de 2014, conjuntamente ao modelo OAIS, definindo um conjunto mínimo de responsabilidades para um Arquivo ser chamado de Arquivo OAIS ou de Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq). O OAIS ou SAAI é um modelo conceitual para organização de sistemas e pessoas voltado a preservação e acesso de documentos em longo prazo, podendo abranger também outras áreas da Ciências da Informação, como a Biblioteconomia e a Museologia. Parece claro afirmar que na Arquivologia a utilização do OAIS é consenso para a manutenção de documentos digitais a longo prazo. Portanto, a sua ampliação pode servir para promover a interoperabilidade entre bibliotecas, arquivos, museus e demais instituições que trabalham com informação digital. Por outro lado, as instituições carecem de projetos teóricos e práticos de preservação digital, provavelmente pela falta de profissionais capacitados para atuar na área. Por fim, é preciso investir em formações curriculares voltados à preservação da informação digital para além dos ambientes de arquivo.
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