DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

 

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Com a intensificação no uso de sistemas informatizados para a produção e tramitação de documentos arquivísticos digitais, principalmente nos órgãos públicos, as políticas, normas, manuais e demais instrumentos que regem o uso dessas ferramentas precisam ser revisados ou, em determinados casos, elaborados desde o princípio, incorrendo na necessidade de conceituação adequada aos elementos referente ao tema. Alguns dos termos comumente utilizados são “documento físico”, “documento digital”, “documento digitalizado”, “desmaterialização”, entre outros, e muitas vezes, são adotados sem uma análise adequada quanto ao seu significado e conceituação.

É recorrente em reportagens, textos, opiniões, notícias etc., a citação destes termos de modo equivocado, inclusive, dando a impressão de que determinadas características do documento arquivístico digital não existem mais, quando na verdade, elas continuam presentes e precisam serem observadas para que se mantenham documentos íntegros e acessíveis ao longo do tempo.

Por isso, o presente infográfico apresenta a explicação sobre alguns conceitos amplamente utilizados no contexto digital, visando que seu uso seja adequado e coerente às atividades a que estão envolvidos, bem como, que se consiga compreender com mais precisão as características do documento arquivístico digital. 

Via @Observatório de Documentos Digitais do Grupo CNPq Ged/A. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024