Governança em Tecnologias para Informação e Comunicação foi tema de mesa temática

Governança em Tecnologias para Informação e Comunicação foi tema de mesa temática

Mesa foi composta por Alexandre Oliveira, Daniel Flores, Anita Job Lübbe e Laura Vilela

AConferência Livre “Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação”, organizada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), promoveu, no dia 18 de abril, a mesa temática ‘Governança em Tecnologias para Informação e Comunicação - Coordenação COTIC’.

Alexandre Oliveira, coordenador de Governança em Tecnologias para Informação e Comunicação do Ibict, foi o mediador do encontro e apresentou os produtos e serviços da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana) e o modelo Hipátia, desenvolvido pelo Ibict para implementação de repositórios arquivísticos digitais.

O professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Daniel Flores, trouxe uma discussão sobre governança da preservação digital. Em sua fala, o pesquisador diferenciou os conceitos de governança, gestão e governabilidade e aprofundou questões como políticas arquivísticas, gestão de documentos, preservação digital sistêmica e plataformas de acesso e difusão.

Anita Job Lübbe, juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4/RS), destacou a situação atual dos tribunais brasileiros no que diz respeito a informação e preservação digital, com destaque para os processos em andamento no TRT4. “Estamos em um momento de amadurecimento da cultura de preservação”, disse.

A professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Laura Vilela, abordou o tema do planejamento da gestão de dados de pesquisa. De acordo com a pesquisadora, é necessário entender mais do que a estrutura dos projetos, como introdução, apresentação, problema e objetivos e pensar também na questão dos dados, como eles são coletados, armazenados, quais as melhores práticas e quais softwares serão utilizados.

A mesa foi transmitida ao vivo e pode ser vista na íntegra no canal do Ibict no YouTube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024