Prof. Daniel Flores do Curso de Arquivologia, a convite da Universidade Federal do Ceará - UFC, ministrará um Curso sobre ICA-AtoM

   O Memorial da UFC promove de 20 a 24 de julho de 2015 o curso "O uso do software livre de descrição arquivística ICA-AtoM na difusão, preservação e segurança do patrimônio documental da UFC".

   Será abordado o AtoM (ICA-AtoM) de forma isolada, como ferramenta ou plataforma para a Transparência Ativa e Passiva em contemplação à Lei de Acesso à Informação - LAI, Para o Acesso e Descrição de Documentos Arquivísticos, assim como o mesmo integrado ao Repositório Arquivístico Digital (RDC-Arq): Archivematica, como forma de garantir o acesso a longo prazo, preservação e garantia da autenticidade e fonte de prova destes documentos. 

   São 20 vagas oferecidas pela UFC, numa formação de 40h que objetiva apresentar o software e suas potencialidades.

   O ICA-AtoM (Conselho Internacional de Arquivos - Acesso à Memória) é um aplicativo para web destinado a apoiar as atividades de descrição arquivística em conformidade com os padrões do Conselho Internacional de Arquivos. 'AtoM' é um acrônimo para 'Access to Memory'.

   Link para inscrição: www.memorialdaufc.zz.mu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024