Sobre o curso de Arquivologia da UNIFAI - São Paulo

Sobre o curso de Arquivologia

O Curso de Arquivologia visa formar o profissional para atuar na gestão de arquivos, sistemas automatizados de documentação, gerenciamento eletrônico de documentos e gestão da informação documental. Este profissional deverá ser capaz de trabalhar a gestão e organização dos mais variados tipos de arquivos e suportes documentais de forma a atender às demandas do mercado de trabalho e auxiliar no desenvolvimento da gestão da informação e do conhecimento na sociedade. Com a Lei de Acesso à Informação (nº 12.527/2011), a preocupação com a transparência na gestão dos documentos, tanto em entidades públicas quanto privadas, e o crescente número de documentos digitais, os gestores passaram a valorizar ainda mais este profissional.

Perfil do Arquivista

Capacidade de trabalhar em equipe, gosto pela história, leitura e conhecimento, criatividade, competências de investigação-pesquisa, facilidade de raciocínio e concentração, comunicação e relacionamento interpessoal, adaptabilidade social (flexibilidade), capacidade gerencial e administrativa, organização, resiliência, domínio das tecnologias de informação, facilidade com o marketing pessoal, criticidade, capacidade de mediação e domínio de mais de um idioma.

Em que trabalha o Arquivista

Órgãos públicos, tribunais, empresas privadas, escritórios, indústria, hospitais, escolas e universidades são campos de trabalho do arquivista. Há campo de trabalho específico em universidades, ONGs, prefeituras e outros órgãos, principalmente governamentais. Há espaços, ainda, em centros de memória e documentação, casas de cultura e grandes escritórios de advocacia, contabilidade e de engenharia e arquitetura.

Por que estudar Arquivologia no UNIFAI?

O curso de graduação em Arquivologia do UNIFAI destina-se a formar profissionais da informação capazes de implementar sistemas de gestão da informação arquivística no universo de atuação profissional. O conteúdo permite domínio da legislação da área, de políticas nacionais e internacionais de gestão e organização de arquivos e para o exercício de atividades técnicas e científicas a fim de produzir e difundir conhecimentos sobre a área e refletir a respeito da atuação profissional e o papel multidisciplinar do arquivista no século XXI.

Duração: 6 semestres (3 anos);
Mensalidade: R$ 646,00*
*Valor válido para o ano de 2016
Turnos: Matutino e Noturno;
Coordenador:
Prof. Me. Rogério Xavier Neves
Envie e-mail: rogerioxn@hotmail.com
Acesse o curriculum lattes: clique
Reconhecimento/Autorização:
Resolução CONSUP – 21/09/2015

http://www3.unifai.edu.br/cursos/graduacao/arquivologia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024