FP-UNA convida integrante do Grupo de Pesquisa CNPQ UFSM GED/A para ministrar aulas em Porgrama de Pós-Graduação.


FP-UNA convida integrante do Grupo de Pesquisa CNPQ UFSM GED/A para ministrar aulas em Porgrama de Pós-Graduação.

No período de 16 a 21 de maio de 2016, a Arquivista Ms. Neiva Pavezi, membro do grupo de pesquisa CNPQ UFSM GED/A e Coordenadora da Comissão GeDAI, ministrou aulas no âmbito do Programa de Postgrado “Maestría en Gestión de la Investigación y la Información – Nivel de Especialización en Gestión Documental y Administración de Archivos”, na Faculdad Politécnica de la Universidad Nacional de Asunción, no Paraguai.











Foi recebida pelo Diretor do Departamento de Investigación y Postgrado de la Faculdad Politécnica Prof. Dr. Victorio Oxilia Dávalos e pelo Decano da Faculdad Politécnica de la UNA, o Prof. Ing. Teodoro Salas Coronel. Os gestores manifestaram seu contentamento pela oportunidade de compartilhar os conhecimentos e resultados das pesquisas envolvendo a gestão de documentos digitais realizadas pela UFSM. Na companhia da Prof. Emilce Noemí Sena Correa, Coordenadora da Especialização, também debateram sobre o protagonismo da Faculdad Politécnica na aplicação do tratamento arquivístico visando otimizar recursos na aplicação das estratégias operacionais que permitirão viabilizar a gestão e a preservação dos documentos, que estão sendo digitalizados pela Universidad Nacional de Assunción. Declararam, ainda, a sua intenção de renovar o termo de convênio com a UFSM e estabelecer um vínculo efetivo com o grupo de pesquisa GED/A. A Profa. Neiva também foi convidada a dar uma entrevista para a Rádio ARANDUKA, da FP-UNA, onde falou sobre sua estada no país e na Universidade, seus estudos e pesquisas realizados na UFSM e a experiência com os alunos da Pós.



Durante a sua estadia em Assunción e San Lorenzo, no Paraguai, visitou algumas instituições educativas e públicas:

1. O Archivo del Rectorado de la Universidad Nacional de Asunción. Onde o Diretor do Arquivo Sr. Alejandro Peña falou do trabalho que está sendo realizado com a documentação produzida no âmbito da Reitoria. Em especial o arquivo dos Registros de Diploma e a digitalização dos atos normativos e a utilização do software Gdoc desenvolvido pela UNA e utilizado por todas as unidades administrativas. 


























2. A Área de Gestión Documental de la Secretaría de la Faculdad Politécnica que é dirigida pela Sra. Hilda Velázquez de Maldonado. Foi uma troca intensa de informações arquivísticas e projetos em desenvolvimento com a Profa. Hilda, que também, esclareceu sobre o histórico da formação da estrutura dos arquivos na UNA.


3. A Dirección de la Carrera de Licenciatura em Ciencias de la Información, dirigida pela Sra. Prof. Wilma Garcete. A Prof. Wilma discorreu sobre a estrutura e o currículo da Carrera de Licenciatura em CI, e sobre os desafíos e as conquistas obtidas. 


4. A Dirección Nacional de Propriedad Intelectual – DINAPI, onde o Director de Registro Sr. Leopoldo López, apresentou as instalações e os acervos de registro de propriedade industrial e de direitos do autor. Os responsáveis pela execução das atividades estão muito comprometidos com a implantação do sistema de arquivos da DINAPI, que é coordenada e acompanhada diretamente pelo Sr. López.


5. O Centro de Documentación y Base de Datos de La Dirección Nacional de Verdad, Justícia y Reparación da Defensoria Del Pueblo, onde foi recebida pela Sra. Lic. Alicia Galeano. O acervo formado pelos depoimentos de vítimas e/ou familiares está sendo digitalizado e as imagens são disponibilizadas em uma base de dados ISIS. A Sra. Alicia relatou a intenção de utilizar o software ATOM para promover o acesso aos arquivos.


6. O Museo de la Justícia, onde foi recebida pela Sra. Rosa Palau, coordenadora do Centro de Documentación y Archivo para la Defensa de los Derechos Humanos. A exposição permanente é um espaço público de reflexão e análise aberto à comunidade, que pode usufruir de suas instalações, e que recebe muitos alunos. O acervo do Centro de Documentación é formado pelos processos abertos pela polícia. É a versão oficial dos casos de investigação, conhecido pelo nome “Archivo del Terror”. O acervo está sendo mantido, fisicamente, exatamente com a mesma estrutura arquivística em que foi produzido e acumulado em seu arquivo original.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024