Pular para o conteúdo principal

Gestão Documental com o Nuxeo DM: Remasterizando Ubuntu com Nuxeo


Gestão 

Gestão Documental com o Nuxeo DM: Remasterizando Ubuntu com Nuxeo



Remasterizando Ubuntu com Nuxeo

A criação de uma distribuição personalizada é vista como uma atividade complexa, porém, há um maneira simplificada de fazer isso, utilizando uma ferramenta chamada Remastersys, com ela somos capazes criar uma imagem do nosso sistema e criar um Live-CD com as aplicações que temos instaladas em nossa máquina.

Esse pacote não tem interface gráfica, e nem precisa, pois é muito simples o processo de remasterização com o remastersys.

Instalando o Remastersys

Abra o Terminal (CTRL+ALT+T) e digite o seguinte comando:

'sudo su'

Após isto, digite:

wget -O - http://www.remastersys.com/ubuntu/remastersys.gpg.key | apt-key add - sudo gedit /etc/apt/sources.list

Após, ainda no terminal, digite:

sudo apt-get update && sudo apt-get install remastersys

Pronto, o remastersys está instalado.

Remasterizando
Após ter instalado os programas que você deseja ter no seu Ubuntu remastereizado, é importante limpar o sistema antes de começar o processo, assim sua imagem .iso ficará limpa e menor.

Abra o terminal (Control+Alt + T) e digite os seguintes comandos:

Para limpar o cache do apt-get

sudo apt-get clean

Remover pacotes desnecessários

sudo apt-get autoremove -y

Criar sua imagem iso

sudo remastersys dist

Após terminar o processo, os arquivos serão criados dentro de um diretório chamado /remastersys, que foi criado dentro da sua pasta /home

Pegue o arquivo customdist.iso e grave em um CD/DVD ele é nossos Live-CD.

Antes de gravar a imagem é sempre bom testar, para ver se está tudo nos conformes, para isso basta carregar a imagem gerada (.iso) em uma máquina virtual de sua preferência.
Nuxeo DM: Remasterizando Ubuntu com Nuxeo:

Postagens mais visitadas deste blog

Nuxeo DM 5.4.2 - Manual para utilização

Antes de explicitar os objetivos e o público-alvo do manual, é relevante apontar as características do software Nuxeo. Este é uma ferramenta de Enterprise Content Management–ECM multiplataforma (Linux, Mac e Windows) de código aberto.
Cabe elucidar que ECM é um conjunto de tecnologias utilizadas para gerência do ciclo de vida das informações não-estruturadas de uma empresa, contemplando as fases de criação/captura, armazenamento, versionamento, indexação, gestão, descarte, distribuição, publicação, pesquisa e arquivamento.
Depois de apresentar de modo sucinto as características da ferramenta, vamos falar do manual para utilização do Nuxeo DM... porque foi desenvolvido e qual o seu objetivo!

A produção de um manual do Nuxeo Document Management voltado aos profissionais da informação surgiu da necessidade, cada vez maior, do profissional arquivista aproximar-se da TI, bem como dos softwares e aplicativos advindos da Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos - GED/A. Diversos autores sa…

Fim do papel? Armazenar documentos em plataformas digitais já é uma realidade, mas ainda é preciso garantir segurança e transparência

Fim do papel? Armazenar documentos em plataformas digitais já é uma realidade, mas ainda é preciso garantir segurança e transparência Texto: Luiz Felipe Fernandes | Ilustração: Jessica Peixoto Parece o sonho de qualquer gestor público: salas e departamentos livres da papelada que abarrota pastas, arquivos e estantes. Toda a documentação em papel substituída por arquivos em formato digital, disponíveis de forma rápida e prática. Um cenário que, dada a realidade da maioria das repartições públicas brasileiras, parece distante, mas que, segundo estudiosos, já estamos vivendo. É o que eles chamam de sexto marco dos arquivos, um estágio em que não haverá mais documentos em suporte analógico. No entanto, a mesma perspectiva que dá um tom futurista a esse ambiente tecnológico, permite fazer projeções apocalípticas. Sem os recursos arquivísticos apropriados, os dados armazenados em formato digital não ficam totalmente protegidos, o que permite adulterações e apropriações indevidas, c…

Remasterização do AtoM 2.4 no Linux Mint Cinnamon 18.2 (64 bits)

Nova remasterização feita pelo grupo para que você possa estudar o AtoM em sua nova versão 2.4.

Basta fazer o download da versão remasterizada e gerar o dispositivo bootável (Pendrive ou DVD).

Se for pendrive ou HD, o mesmo utiliza a tecnologia de Live USB Persistente, isso quer dizer que os dados salvos, da próxima vez que for inicializado o pendrive, estarão todos lá salvos, e pode ser instalado a partir do pendrive em outros PCs, levando todos os dados que foram armazenados.

Abaixo as instruções e detalhes:

Remasterizações (.ISO): AtoM 2.4 instalado em Linux Mint Cinnamon 18.2 (64 bits);

Tamanho do arquivo .ISO: 2.2 GB;
Formato: ISO;
Remasterizador: SystemBack.

Após o Download, utilize o SystemBack para gravar no Pendrive, ou UnetBootIN, ou o LiLi no Windows, ou o seu gerador de Live USB Boot preferido, para depois utilizar com inicialização (Boot) do sistema que é persistente, seus dados armazenados na sessão permanecem nas próximas, só atentem para o tamanho do Pendrive ou HD a ser utili…