IFRJ promove evento sobre Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis

IFRJ promove evento sobre Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis

Os servidores do IFRJ das áreas de Arquivologia, Tecnologia da Informação, Gestão Acadêmicas e Bibliotecas participaram do evento “Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis - RDC-Arq (Archivematica e AtoM)”. Promovido pela área de Arquivo, vinculada à Pró-Reitoria de Administração, Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROAD), o evento aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro e contou com a presença de funcionários da Reitoria, campus São João de Meriti, Rio de Janeiro e campus Volta Redonda.

Com uma temática relevante para todas as instituições públicas, servidores dos arquivos da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ) também participaram.

O evento foi ministrado pelo professor Daniel Flores, da Universidade Federal de Santa Maria que é referência na área. Ele atua como docente do curso de bacharelado em Arquivologia e do mestrado em Patrimônio Cultural na UFSM; líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Patrimônio Documental Arquivístico; Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Ged/A-Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos; Coordenador do Laboratório de Documentos Digitais/LDD e de Preservação Digital/LPD/CCSH; e Membro Presencial da CTDE - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos.
O professor Daniel Flores ministrando o evento "Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis - RDC-Arq (Archivematica e AtoM)" dentro da sala para servidores
O professor Daniel Flores ministrou o evento para servidores
do IFRJ e de outras insitutições

No primeiro dia foram apresentados aspectos da Gestão de Documentos, a importância da utilização de Sistema informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD), preservação a longo prazo dos documentos arquivísticos digitais de acordo com Resoluções do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e legislação arquivística brasileira. Já no segundo dia, os participantes puderam realizar treinamento nos programas Atom e Archivematica (software livre para repositórios).

“Fiquei encantado com o treinamento, a palestra e com a oficina. Foi muito positivo, principalmente por causa das intervenções do público, perguntas e explicações dos cases. Parabenizo a iniciativa da área de Arquivo do IFRJ e volto muito contente com inúmeras possibilidades para a Arquivologia”, relatou o professor.

O objetivo do evento foi demonstrar a importância do tema diante da realidade vivida na Administração Pública, bem como pelo Instituto, os quais produzem cada vez mais documentos em meio digital. Isso mostra que o IFRJ está preocupado com as adequações que se fazem necessárias para a gestão de seus documentos.

Além disso, com a implantação no IFRJ do Sistema Integrado de Gestão (SIG) – que deverá atender ao Decreto n° 8.539/2015; que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo, é imprescindível que os servidores estejam cientes da questão da gestão e preservação dos documentos arquivísticos digitais, considerando a autenticidade, a integridade, a legibilidade e acesso a longo prazo aos documentos arquivísticos. Vale ressaltar que a questão não envolve somente a área meio do IFRJ, mas também a gestão e preservação dos documentos produzidos nas atividades-fim, visando o acesso a longo prazo aos documentos que virão a constituir o patrimônio documental do Instituto.

Professor e servidores presentes no evento posam para foto
O evento foi importante para mostrar como é o tema
dentro da área da Administração Pública

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024