Gestão, Preservação e Acesso de Documentos Digitais Autênticos em uma Ca...



Palestra e Debate: Gestão, Preservação e Acesso de Documentos Digitais Autênticos em uma Cadeia de Custódia com Daniel Flores (Docente da Universidade Federal de Santa Maria e Pesquisador PQ CNPq sobre Repositórios Digitais, Santa Maria/RS, Brasil) e com mediação de Charlley Luz.

O IV Seminário Serviços de Informação em Museus - Informação Digital como Patrimônio Cultural buscou apresentar políticas, experiências, metodologias e recursos referentes à preservação e à gestão de objetos digitais no âmbito de instituições culturais e propiciar a reflexão e o diálogo sobre mudanças culturais que envolvem o processo de constituição de acervos e construção de memórias na era da informação. Quais os desafios para preservação das memórias dos séculos XX e XXI? Está a guarda inserida no processo de produção? Há novos agentes envolvidos com a preservação, organização e disponibilização dos registros? Quais os efeitos das tecnologias em relação à seleção, preservação e organização de acervos?

A crescente produção de documentos nato digitais, a difusão de acervos na internet e a multiplicidade e efemeridade de opções tecnológicas para a produção, organização e gestão de conteúdo geram muitas dessas questões e têm intensificado debates referentes à representação de registros em ambiente web, à curadoria e à preservação digital, assuntos cada vez mais presentes no cotidiano de instituições, grupos e de todos aqueles que lidam com objetos em ambiente web.

Realização: Sesc e Pinacoteca de São Paulo
  • Categoria

  • Licença

    • Licença padrão do YouTube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024