Novo livro da Eduff responde a questões cruciais da Arquivologia nacional

Novo livro da Eduff responde a questões cruciais da Arquivologia nacional:



“O arquivo e o lugar: custodia arquivística e a responsabilidade pela proteção aos arquivos” (Eduf, 2017) responde a indagações cruciais com as quais se deparam atualmente os profissionais e estudantes da área dos arquivos. Nele, Margareth da Silva discute a compreensão e execução, de forma satisfatória, das funções de guarda, preservação e acesso aos documentos digitais.
Professora de Arquivologia da UFF, a autora discorre a cerca da importância da necessidade de custódia na conservação e preservação dos documentos. “O arquivo e o lugar” representa um estudo oportuno, em meio ao contexto de dicotomia entre arquivos correntes e arquivos históricos que vem sendo praticado.
O livro aborda, ainda, conceitos que são esclarecidos à luz do Direito, da História e da tecnologia. Tem base na literatura arquivística clássica e em situações tradicionais, examinando o tema em uma linha evolutiva e abrindo espaço para a compreensão das propostas contemporâneas.
A obra de Margareth da Silve revela as reflexões que a acompanham em sua trajetória e que reflete tamanha influência no âmago da prática arquivística.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024