ICA-AtoM

ICA-AtoM: Site oficial da IN-4



ICA-AtoM é um software open source de descrição de documentos de arquivo baseado na web e segundo os padrões da ICA - International Council on Archives.  Foi desenvolvido por Artefactual Systems em colaboração com a ICA - Program Commission (PCOM)  e um grande número de parceiros internacionais.
A preservação digital é um tema muito atual, fruto da constante e rápida evolução tecnológica que desencadeia uma série de preocupações em relação ao acesso a longo prazo de documentos digitais.  A preservação de documentos tem por objetivo assegurar a integridade, autenticidade e acessibilidade a longo prazo dos suportes documentais bem como da informação neles contida.
A expressão “Preservação Digital” abrange quer os documentos nado-digitais quer os que foram convertidos para o formato digital, e tem como significado o planeamento, a alocação de recursos e a aplicação de métodos de preservação e tecnologias necessárias para que a informação digital de valor contínuo permaneça acessível e utilizável a longo prazo.  A fragilidade intrínseca do armazenamento digital – degradação física do suporte – é umas das principais ameaças ao documento digital. Contudo, não basta preservar apenas o suporte onde estão armazenados os documentos digitais, pois tal atitude não garante a sua acessibilidade a longo prazo. Existem ainda outros fatores dificultam a preservação desses documentos, como por exemplo, o formato de arquivo utilizado para o documento digital.
O ICA-AtoM, enquanto software de descrição e difusão arquivística – e não diretamente de preservação – providencia o acesso à documentação digital armazenada em disco e gere a descrição armazenada na base de dados, para cada documento. 
Características principais:
  • permite a difusão do acervo da instituição;
  • disponibiliza os documentos e as suas descrições arquivísticas em linha;
  • possibilidade de anexar os documentos digitais à sua descrição arquivística;
  • interfaces multilíngues e funcionalidades de tradução de conteúdo;
  • suporta vários tipos de coleção;
  • totalmente baseado na web e de fácil utilização;
  • flexível e personalizável;
  • útil para pequenas e grandes instituições;
  • aplicável a implementações simples ou multi-repositório.
  • importação e exportação de descrições arquivísticas em formato XML e EAD;
  • Conformidade com as normas de descrição arquivísticas: além dos esquemas de metadados que são padrões internacionais, são contempladas também normas internacionais de descrição arquivística: ISAD(G), ISAAR(CPF), ISDF e ISDIAH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024