TRT-SC inaugura Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos

 

TRT-SC inaugura Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos

Novo espaço é fruto de uma parceria entre o Tribunal e a UFSC e irá contribuir para a preservação da memória institucional

10/05/2024 17h28, atualizada em 10/05/2024 18h32
Camila Velloso

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) inaugurou, nesta sexta-feira (10/5), Dia da Memória do Poder Judiciário, o Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (Labcon), no prédio-sede da instituição, em Florianópolis. A nova estrutura fica localizada no térreo do Anexo II, ao lado da Sala da Advocacia.

Fruto de uma parceria entre o TRT-SC e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Labcon irá contribuir para a preservação da memória institucional do tribunal por meio da restauração de processos históricos, assim como através da orientação e difusão das boas práticas de conservação de arquivos em suporte papel.

Em sua fala aos presentes, o professor e pesquisador da UFSC, Cezar Karpinski, disse ser emocionante abrir um laboratório “coirmão” ao da UFSC, que já possui 28 anos de existência. “Esta é a efetivação de um papel institucional, que é trabalharmos com a comunidade”, afirmou o docente. Para o pesquisador, são poucos os espaços onde é possível, hoje, aplicar as técnicas de restauração e conservação “que os nossos documentos merecem” e demonstrou-se otimista com o exemplo do TRT-SC: “espero que mais tribunais se juntem a esta causa”, declarou.

A coordenadora do Comitê de Documentação e Memória do tribunal, desembargadora Maria de Lourdes Leiria, abriu agradecendo a presidência do tribunal pela visão em relação à preservação da memória, memória essa que se demonstra tão frágil em momentos históricos sensíveis. A desembargadora fez uma menção emocionada à atual situação frágil do estado do Rio Grande do Sul, em razão do desastre socioambiental que atinge mais de 400 municípios. “É a memória de um povo destruída pela água”, refletiu.

Em seguida, destacou o trabalho dos servidores, pesquisadores e estagiários que contribuíram para a conclusão do projeto do Labcon. “Hoje, com essa inauguração, estamos cumprindo com a nossa responsabilidade de guardar, de cuidar, de preservar o passado para as gerações futuras. O passado vai nos permitir evoluir, melhorar o presente e construir bases sólidas para o futuro”, afirmou Leiria.

Para o presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima, ainda há muito a se fazer para que haja, culturalmente, uma tradição da conservação da memória. “Assim nós sabemos porque fomos, porque estamos e porque devemos continuar lutando pela nossa existência, pela nossa sobrevivência e por uma sociedade cada vez mais justa para a qual contribui a Justiça do Trabalho, a universidade, o conhecimento científico e o trabalho de todos nós que estamos aqui hoje reunidos”, concluiu.

Prestigiaram a inauguração a ouvidora do tribunal, desembargadora Mirna Bertoldi; o juiz auxiliar da Presidência, Paulo Jacon; o juiz Gestor Regional da Execução e Auxiliar de Precatórios, Roberto Nakajo; o desembargador do TRT-SC Roberto Guglielmetto; o secretário-geral da Presidência, Alcino Ecker Junior; o diretor-geral, Marcus Vinicius de Lima Oliveira; o diretor da Secretaria de Gestão Judiciária, Jefferson Corbari, que atuou ativamente na criação do LabCon; a diretora da Secretaria Administrativa, Fernanda Ferreira; o coordenador de relacionamento da OAB/SC com a Justiça do Trabalho, Ricardo Corrêa Júnior; o pró-reitor de Administração da UFSC, Vilmar Michereff Junior; e a pesquisadora do Labcon/UFSC, Rita de Cássia Castro Cunha.

Histórico

Os encaminhamentos para a instalação do Labcon iniciaram em 2023, com o estabelecimento de um Termo de Execução Descentralizada (TED) entre o tribunal e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em outubro, para elaboração de um diagnóstico do acervo do TRT-SC. Em abril deste ano foi oferecida uma capacitação para conservação de acervos em suporte de papel, por meio da Escola Judicial (Ejud-12).

 


Texto: Camila Collato
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publicada a ISO 24138:2024

CNA Salvador 2024

Un Archivo OAIS: