Apresentando-me!

Olá! Sou a Brenda Rocco, estou chegando agora no blog e espero poder contribuir para novas discussões acerca dos objetos de estudos da Arquivologia.
Sou Arquivista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e servidora do Arquivo Nacional, onde desde 2007 trabalho no grupo de documentos eletrônicos. Sou integrante da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE) do Conarq e da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática do Conarq. Também participei do InterPARES 3 (www.interpares.org).
Recentemente defendi minha dissertação, no Mestrado em Ciência da Informação pelo PPGCI convênio UFRJ-IBICT, de título “Um estudo sobre gestão de documentos arquivísticos digitais na Administração Pública Federal brasileira”. A minha pesquisa surgiu da necessidade de analisar como os órgãos da Administração Pública Federal (APF) tem se preparado, por meio da Gestão de Documentos Arquivísticos (GDA), para atender a demanda de acesso aos documentos digitais.
Entendi que o tema mostrava-se relevante dada a aprovação da Lei de Acesso à Informação (LAI), lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regula o acesso à informação pública previsto na Constituição da República Federativa do Brasil (1988).
Assim, com a hipótese de que para a produção e manutenção de documentos arquivísticos digitais é necessária a implementação de procedimentos de gestão arquivística por parte da APF, busquei identificar se a ausência destas condições comprometeria o direito do acesso à informação. Todo o estudo foi desenvolvido buscando na Arquivologia, na Ciência da Informação e na Diplomática diversos conceitos para responder aos questionamentos surgidos durante a pesquisa. Já que parti da existência de uma relação entre o direito de acesso à informação, resguardado por lei, e o documento arquivístico digital, que registra as informações produzidas pelo Estado.
Por fim a pesquisa averiguou padrões/resoluções existentes no Brasil voltados à gestão de documentação arquivística digital no âmbito da APF e, mapeou e estudou as iniciativas do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da Administração Pública Federal, no que tange o universo digital.

Todo esse estudo me incentivou a buscar mais respostas sobre as questões que envolvem a Arquivologia na Sociedade Contemporânea, o papel dos Arquivos, a relação entre os Arquivologia e as TIC’s. Em suma,  gosto de pensar que a nossa área está repleto de oportunidades de temas e problemas para novas e prolíficas pesquisas.


Até mais!!!!

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