Curso: RDC–Arq: Preservação Digital Sistêmica na Prática Início: 27 de maio Término: 17 de junho.
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Curso: RDC–Arq: Preservação Digital Sistêmica na Prática
Início: 27 de maio Término: 17 de junho.
Professores: Daniel Flores e Sérgio Rodrigues.
Duração: 30 h – 10h práticas utilizando o AtoM e o Archivematica.
Curso On line, síncrono
Quantidade de vagas: 20 vagas
Investimento: R$ 1.400,00
Apresentação
Professores: Daniel Flores e Sérgio Rodrigues
O Curso RDC-Arq – Preservação Digital Sistêmica na Prática, ministrado pelos experientes professores Daniel Flores e Sérgio Rodrigues, destaca-se por oferecer uma formação integral, capacitando os participantes com os conhecimentos necessários para a bem-sucedida implementação de Repositórios Digitais Confiáveis (RDC-Arq).
O ponto focal deste curso é proporcionar uma compreensão abrangente teórica e prática para a criação e gestão de RDC-Arq. Desde os conceitos fundamentais até a implementação prática das ferramentas Archivematica e AtoM, os participantes sairão enriquecidos com as habilidades e o conhecimento necessários para conduzir efetivamente a preservação digital sistêmica. Uma oportunidade única para se destacar na implementação bem-sucedida de repositórios digitais confiáveis.
A Implantação de Repositórios Digitais Confiáveis Arquivísticos – RDC-Arq é recomendada pelo Conselho Nacional de Arquivos, conforme a Resolução n. 51/2023, além de estar respaldada por normas específicas de diversas instituições. Destacam-se as Resoluções n. 324/2020 e n. 408/2021 do Conselho Nacional de Arquivos, assim como as Portarias MEC n. 613/2022 e Portaria MEC n. 360/2022 do Ministério da Educação, entre outras.
Programa
Módulo 1: Conceitos Básicos de Gestão e Preservação de Documentos
1.1. Introdução à gestão e preservação de documentos
Legislação em vigor e referencial teórico arquivístico
Documento nato digital vs. Documento analógico
1.2. Características e gestão arquivística de documentos digitais
- Cadeia de Custódia Digital;
- e-Arq e Sigad;
- MoReq-Jus e GestãoDoc;
1.3. Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis (RDC-Arq)
Conceitos e princípios
Normas e diretrizes
1.4. Conversão de Documentos Analógicos em Digitais
Processos e boas práticas
1.5. Entidades especiais ligadas à questão de documentos arquivísticos digitais – organizações, comitês, padrões internacionais
1.6. O Ciclo Documental
Produção, classificação, avaliação, preservação e acesso aos documentos digitais
Difusão de arquivos e documentos
Módulo 2: RDC-Arq – Archivematica – Arquivo Permanente Digital e Arquivo Intermediário Digital
2.1. Archivematica – Overview
Funcionalidades e propósitos
Baseado em padrões de objetos digitais
2.2. Cadastro de usuários e configuração inicial
Perfil do usuário e permissões
2.3. Elaboração de CSV de descrição
Estrutura e dados necessários
2.4. Elaboração dos pacotes de submissão
Processo de ingestão
2.5. Exercícios práticos de migração de dados (Transfer, Ingest)
Simulação de cenários reais
2.6. Envio do Pacote OAIS DIP para o AtoM
Transferência e integração
2.7. Configuração dos micros serviços/processos
Customização e otimização do Archivematica
2.8. Plano de Preservação no Archivematica
Estratégias de longo prazo
2.9. Access, Backlog, Appraisal
Gerenciamento contínuo de documentos digitais
Módulo 3: AtoM – Descrição Arquivística em Software Livre
3.1. Apresentação teórica do AtoM
Contextualização da ferramenta e normas descritivas
3.2. Cadastro de usuário e configurações iniciais
Personalização do perfil e ajustes de sistema
3.3. Uso e cadastro da taxonomia (Locais e Assuntos)
Estruturação de metadados descritivos
3.4. Cadastro de Instituição e Autoridade
Relacionamento com entidades externas
3.5. Cadastro dos níveis de Descrição: Fundo, Seção, Série/Classe, etc.
Hierarquia e organização
3.6. Cadastro Processo/Dossiê e Item
Detalhamento e vinculação
3.7. Upload de arquivos e metadados
Inclusão e associação de documentos
3.8. Alteração das normas e verificação de metadados (ISAD para Dublin Core)
Adequação de padrões
3.9. Criação e vinculação de depósito físico
Gerenciamento físico e digital integrado
3.10. Instrumento de pesquisa e status da descrição
Acesso e visibilidade
3.11. Administração e Configurações avançadas
Gerenciamento de usuários, plugins e temas
3.12. Funcionamento dos Elementos Visíveis e Importação de CSV
Personalização da interface e integração de dados
3.13. Área de Transferência e Documentação/Fóruns
Colaboração e suporte técnico
Módulo 4: Requisitos e Certificação de Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq)
4.1. Infraestrutura organizacional
Governança, viabilidade, e estrutura de pessoal
4.2. Transparência de procedimentos e arcabouço político
Documentação e compromisso
4.3. Sustentabilidade financeira
Plano de gestão e obtenção de recursos
4.4. Contratos, licenças e passivos
Transparência e responsabilidades
4.5. Gerenciamento do documento digital
Modelo de referência OAIS
4.6. Pacotes de informação – SIP, AIP, DIP – conceitos e processos
4.7. Admissão, criação do pacote de arquivamento, e planejamento de preservação
Etapas essenciais no gerenciamento
4.8. Armazenamento e preservação
Condições e requisitos
4.9. Gerenciamento de informação e acesso
Controle, política, e garantia de autenticidade
4.10. Requisitos técnicos e padrões de referência
Normas e diretrizes para implementação
4.11. Metadados PREMIS e NOBRADE
Padrões para descrição e metadados
4.12. Certificação e auditoria (ISO 16363:2012 – TRAC)
Processos e critérios
4.13. Considerações finais e práticas recomendadas
Avaliação e aprimoramento contínuo
Módulo 5: Implementação Prática
5.1. Análise de viabilidade
Avaliação da infraestrutura existente
5.2. Planejamento e elaboração de políticas
Documentação e estratégias de implementação
5.3. Testes pilotos e simulações
Verificação da aplicabilidade
5.4. Treinamento de equipe
Capacitação e orientação
5.5. Implementação gradual e monitoramento
Etapas e avaliação de desempenho
5.6. Relato de experiências e ajustes
Feedback e melhoria contínua
5.7. Resultados e benefícios obtidos
Avaliação do impacto e conquistas
5.8. Estratégias de expansão e manutenção
Sustentabilidade a longo prazo
5.9. Lições aprendidas e boas práticas
Reflexões sobre o processo
Informações para inscrição
Início: 27 de maio Término: 17 de junho.
Aulas às segundas e quartas feiras, das 18h às 21h – 3h/a diárias; 6h/a semanais.
Carga Horária: 30 horas – 10h de práticas dos alunos no Laboratório Virtual de Capacitação da InnovaGestão em datas e horários previamente agendados. Cada aluno terá senha de acesso aos sistemas.
Curso On line, síncrono.
Investimento: R$ 1.400,00 por participante
A inscrição poderá ser realizada por Notas de Empenho
Dados para o pagamento:
CNPJ: 51.439.731/0001-79
Banco Cora, Agência: 0001 Conta Corrente: 42964009
Daniel Flores
Professor titular do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFAL em Maceió – Alagoas e do Curso de Biblioteconomia EAD da UFF e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI, Mestrado e Doutorado, da Universidade Federal Fluminense – UFF. É Líder do Grupo de Pesquisa CNPq UFF Ged/A – Documentos Digitais: Gestão, Curadoria Digital, Preservação, Acesso e Transparência Ativa em Cadeia de Custódia Digital Arquivística (CCDA). É representante do Brasil no Grupo de Especialistas – GE RIBEAU – Red Iberoamericana de Enseñanza Archivística Universitaria / ALA – Asociación Latinoamericana de Archivos (ALA). Bacharel em Arquivologia pela UFSM, Especialista em Organização de Arquivos pela USP, Mestre em Engenharia da Produção – Tecnologia da Informação pela UFSM, Doutor em Documentação pela USAL/Espanha – revalidado pela UFRJ como Doutor em Ciência da Informação no Brasil e pós-doutorado na USAL/Fundação Carolina em Documentos Digitais: Gestão e Preservação Digital. Consultor e Assessor em Projetos de Transformação Digital Arquivística. CV: http://lattes.cnpq.br/9640543272532398
Sérgio Rodrigues
Pesquisador Sênior do Grupo de Pesquisa CNPq – Ged/A – Documentos Arquivísticos Digitais; Possui Diploma de Estudos Avançados – DEA em Língua Espanhola, Universidade de Salamanca, USal (Espanha); Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, TICs, UFSM; Bacharel em Arquivologia, UFSM; Licenciado em Letras, Línguas Portuguesa e Espanhola e suas Literaturas, UFRGS; Foi bolsista CNPq de pesquisa – Iniciação Científica e de Aperfeiçoamento; Foi Professor-substituto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no Curso de Letras, disciplinas de Terminologia e Linguística; Ministrou a disciplina de Gestão Eletrônica de Documentos – 40 horas, Universidade Nacional de Assunção, Faculdade Politécnica, Mestrado em Gestão da Pesquisa da Informação – Gestão de Arquivos, Paraguai, 2017; Ministra cursos de Plataformas Arquivísticas de Preservação e de Difusão e Acesso (Archivematica e AtoM) desde 2007, juntamente com o Grupo de Pesquisa CNPq – Ged/A; Consultor e assessor em Arquivos Digitais; Consultor UNESCO contratado de 07/05/2023 a 07/12/2023.CV: http://lattes.cnpq.br/6147944601137500
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O que esperar:
- Teoria Abrangente:
- Profundize-se nos conceitos fundamentais da gestão e preservação de documentos.
- Conheça legislação, diferenciação entre documentos digitais e analógicos, e princípios da gestão arquivística.
- Prática no Laboratório Virtual:
- Aplique seus conhecimentos no Laboratório Virtual da InnovaGestão.
- Utilize o Archivematica, AtoM, e outras ferramentas essenciais para preservação digital.
Detalhes do Curso:
- Instrutores Especializados: Daniel Flores e Sérgio Rodrigues, especialistas renomados no campo.
- Abordagem Teórica e Prática: Compreensão sólida dos fundamentos teóricos, complementada por experiência prática no Laboratório Virtual.
Por que escolher este curso:
- Expertise Reconhecida: Aprenda com os melhores do campo.
- Experiência Prática: Ganhe habilidades aplicáveis no mundo real.
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Sobre a InnovaGestão – Consultoria em Informação
A InnovaGestão, consultoria em Informação, com sede em Brasília – DF, fundada em 2012. Teve a sua missão reformulação em 2023 para focar na preservação do patrimônio cultural e acesso eficiente à informação. Especializada em gestão e governança de dados, documentos e informações, a empresa trabalha em parceria com clientes para oferecer soluções inovadoras e sustentáveis. Seus serviços incluem desenvolvimento de repositórios digitais, organização e preservação de acervos, automação de bibliotecas, projetos em humanidades digitais e gestão de dados, entre outros. Priorizando softwares livres e de código aberto, a InnovaGestão oferece hospedagem na nuvem e cursos interativos em seu Laboratório Virtual de Capacitação. Seu objetivo principal é capacitar clientes e fornecer serviços de alta qualidade que promovam a organização, preservação e acesso eficaz à informação, atendendo às necessidades de instituições culturais, acadêmicas e governamentais.
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