Pular para o conteúdo principal

Partituras de Juan Such Sierra donadas al archivo de Alicante

Fonte: Partituras de Juan Such Sierra donadas al archivo de Alicante

Partituras de Juan Such Sierra donadas al archivo de Alicante

Agencias | REA nº 35 | Publicado en Noviembre de 2016
Gracia Ferre, en nombre de la familia del compositor y teniente de alcaldeJuan Such Sierra, ha donado al archivo de la ciudad de Alicante seis cajas con partituras de zarzuelas así como  algunas fotografías de gran valor histórico.
juan_such_sierra_compositor
Juan Such Sierra.
La ciudad ha agredecido la donación de esta extensa documentación musical donada por la familia (a través del pariente Gracia Ferre) de este polifacético alicantino, nacido en torno a 1860 y fallecido en 1911, y que fue compositor, profesor de violín, autor de zarzuelas y de alguna obra dramática, según datos enciclopédicos de la época.
El Ayuntamiento ha transmitido a Gracia Ferre, que ha viajado desde la residencia de la familia en Albacete, la gratitud de la Concejalía de Cultura y del propio ayuntamiento por poner a disposición de los alicantinos esta extensa documentación, contenida en seis cajas, que han sido depositadas en el Archivo Municipal.
bio_such_sierra
Biografía publicada en el año 1900.
En esas dependencias, se clasificará y se digitalizará para facilitar su aprovechamiento público y consulta por parte de los interesados.
Partituras de unas sesenta zarzuelas y algunos cuadernos con letras de canciones, junto a algunas fotos, conforman la donación.
Gracia Ferre ha explicado que su antepasado llegó a ser teniente de alcalde del Ayuntamiento de Alicante y que en la familia conservan la vara representativa de dicha autoridad.
Desde el Ayuntamiento se consultará con el director de la Banda Municipal por si quisieran disponer de copias de algunas de estas partituras para su ensayo e interpretación en algún acto conmemorativo.

Postagens mais visitadas deste blog

Nuxeo DM 5.4.2 - Manual para utilização

Antes de explicitar os objetivos e o público-alvo do manual, é relevante apontar as características do software Nuxeo. Este é uma ferramenta de Enterprise Content Management–ECM multiplataforma (Linux, Mac e Windows) de código aberto.
Cabe elucidar que ECM é um conjunto de tecnologias utilizadas para gerência do ciclo de vida das informações não-estruturadas de uma empresa, contemplando as fases de criação/captura, armazenamento, versionamento, indexação, gestão, descarte, distribuição, publicação, pesquisa e arquivamento.
Depois de apresentar de modo sucinto as características da ferramenta, vamos falar do manual para utilização do Nuxeo DM... porque foi desenvolvido e qual o seu objetivo!

A produção de um manual do Nuxeo Document Management voltado aos profissionais da informação surgiu da necessidade, cada vez maior, do profissional arquivista aproximar-se da TI, bem como dos softwares e aplicativos advindos da Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos - GED/A. Diversos autores sa…

Fim do papel? Armazenar documentos em plataformas digitais já é uma realidade, mas ainda é preciso garantir segurança e transparência

Fim do papel? Armazenar documentos em plataformas digitais já é uma realidade, mas ainda é preciso garantir segurança e transparência Texto: Luiz Felipe Fernandes | Ilustração: Jessica Peixoto Parece o sonho de qualquer gestor público: salas e departamentos livres da papelada que abarrota pastas, arquivos e estantes. Toda a documentação em papel substituída por arquivos em formato digital, disponíveis de forma rápida e prática. Um cenário que, dada a realidade da maioria das repartições públicas brasileiras, parece distante, mas que, segundo estudiosos, já estamos vivendo. É o que eles chamam de sexto marco dos arquivos, um estágio em que não haverá mais documentos em suporte analógico. No entanto, a mesma perspectiva que dá um tom futurista a esse ambiente tecnológico, permite fazer projeções apocalípticas. Sem os recursos arquivísticos apropriados, os dados armazenados em formato digital não ficam totalmente protegidos, o que permite adulterações e apropriações indevidas, c…

Remasterização do AtoM 2.4 no Linux Mint Cinnamon 18.2 (64 bits)

Nova remasterização feita pelo grupo para que você possa estudar o AtoM em sua nova versão 2.4.

Basta fazer o download da versão remasterizada e gerar o dispositivo bootável (Pendrive ou DVD).

Se for pendrive ou HD, o mesmo utiliza a tecnologia de Live USB Persistente, isso quer dizer que os dados salvos, da próxima vez que for inicializado o pendrive, estarão todos lá salvos, e pode ser instalado a partir do pendrive em outros PCs, levando todos os dados que foram armazenados.

Abaixo as instruções e detalhes:

Remasterizações (.ISO): AtoM 2.4 instalado em Linux Mint Cinnamon 18.2 (64 bits);

Tamanho do arquivo .ISO: 2.2 GB;
Formato: ISO;
Remasterizador: SystemBack.

Após o Download, utilize o SystemBack para gravar no Pendrive, ou UnetBootIN, ou o LiLi no Windows, ou o seu gerador de Live USB Boot preferido, para depois utilizar com inicialização (Boot) do sistema que é persistente, seus dados armazenados na sessão permanecem nas próximas, só atentem para o tamanho do Pendrive ou HD a ser utili…