Pular para o conteúdo principal

Curso de AtoM (ICA-AtoM) e Archivematica (RDC-Arq) de 2 a 5 de abril de 2018 em Recife - PE e o I Fórum de Preservação Digital no dia 6 de abril, este último ainda com vagas disponíveis para a comunidade em geral:

Curso de AtoM (ICA-AtoM) e Archivematica (RDC-Arq) de 2 a 5 de abril de 2018 em Recife - PE e o I Fórum de Preservação Digital no dia 6 de abril, este último ainda com vagas disponíveis para a comunidade em geral:
==============================

Evento é promovido pelo TJPE, através do Memorial da Justiça e da Esmape, pelo Ged/A e pelo IFPE
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do Memorial da Justiça, promove o I Fórum de Preservação Digital, na sexta-feira (6/4). O evento será realizado no Auditório Desembargador Nildo Nery dos Santos, da Escola Judicial (Esmape), localizada na Ilha Joana Bezerra, no Recife. O fórum tem o objetivo de possibilitar o intercâmbio de ideias sobre os sistemas de gerenciamento eletrônico e as estratégias para preservação dos documentos digitais, de modo a garantir o acesso às gerações futuras.
Realizado pelo TJPE – Memorial – Esmape em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Grupo de Pesquisa CNPq-UFSM Ged/A: Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos, a atividade é aberta ao público em geral, e as inscrições já podem ser realizadas através do endereço eletrônico memorial.educativo@tjpe.jus.br. Elas serão efetivadas após a Comissão Organizadora do evento confirmar por e-mail. Servidores do TJPE podem se inscrever pela Intranet. Para os do IFPE, as inscrições são realizadas em formulário disponível no site da instituição.
A programação conta com a participação de professores especialistas. Entre eles, Daniel Flores, responsável pela palestra “Os sistemas de gerenciamento eletrônico e a preservação digital”; e Sérgio Rodrigues, com o tema “RDC-Arq como ambiente de preservação e acesso de documentos e informações”. Ambos são integrantes do Grupo de Pesquisa CNPq-UFSM Ged/A e também oferecem curso sobre preservação digital e uso dos sistemas AtoM e Archivematica para servidores do TJ e do IF de 2 a 5 de abril. Os gestores de Tecnologia da Informação das instituições parceiras do evento, Maurício Brainer Júnior (TJPE) e Marco Antônio Eugênio Araújo (IFPE), participam das mesas redondas. Confira a programação completa AQUI.
Preservação – Em Janeiro de 2018, o Judiciário estadual disponibilizou o Memorial Digital | TJPE, um projeto de pesquisa para preservação e difusão do conteúdo do patrimônio histórico documental do Memorial da Justiça de Pernambuco. Na primeira etapa, estão disponíveis, por meio de inventário online, imagem e conteúdo de 500 processos judiciais criminais do período imperial brasileiro, entre os anos de 1822 e 1889.
..............................................................................................................
Texto: Marília Ferreira – Francisco Shimada | Ascom TJPE
Ilustração: Publicidade e Design | Ascom TJPE

Postagens mais visitadas deste blog

Nuxeo DM 5.4.2 - Manual para utilização

Antes de explicitar os objetivos e o público-alvo do manual, é relevante apontar as características do software Nuxeo. Este é uma ferramenta de Enterprise Content Management–ECM multiplataforma (Linux, Mac e Windows) de código aberto.
Cabe elucidar que ECM é um conjunto de tecnologias utilizadas para gerência do ciclo de vida das informações não-estruturadas de uma empresa, contemplando as fases de criação/captura, armazenamento, versionamento, indexação, gestão, descarte, distribuição, publicação, pesquisa e arquivamento.
Depois de apresentar de modo sucinto as características da ferramenta, vamos falar do manual para utilização do Nuxeo DM... porque foi desenvolvido e qual o seu objetivo!

A produção de um manual do Nuxeo Document Management voltado aos profissionais da informação surgiu da necessidade, cada vez maior, do profissional arquivista aproximar-se da TI, bem como dos softwares e aplicativos advindos da Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos - GED/A. Diversos autores sa…

Fim do papel? Armazenar documentos em plataformas digitais já é uma realidade, mas ainda é preciso garantir segurança e transparência

Fim do papel? Armazenar documentos em plataformas digitais já é uma realidade, mas ainda é preciso garantir segurança e transparência Texto: Luiz Felipe Fernandes | Ilustração: Jessica Peixoto Parece o sonho de qualquer gestor público: salas e departamentos livres da papelada que abarrota pastas, arquivos e estantes. Toda a documentação em papel substituída por arquivos em formato digital, disponíveis de forma rápida e prática. Um cenário que, dada a realidade da maioria das repartições públicas brasileiras, parece distante, mas que, segundo estudiosos, já estamos vivendo. É o que eles chamam de sexto marco dos arquivos, um estágio em que não haverá mais documentos em suporte analógico. No entanto, a mesma perspectiva que dá um tom futurista a esse ambiente tecnológico, permite fazer projeções apocalípticas. Sem os recursos arquivísticos apropriados, os dados armazenados em formato digital não ficam totalmente protegidos, o que permite adulterações e apropriações indevidas, c…

Tradução da Instalação do AtoM (ICA-AtoM) do site da Artefactual versão 2.3 com Ubuntu 16.04

Tradução da Instalação do AtoM (ICA-AtoM) do site da Artefactual - Versão 2.3 com Ubuntu 16.04Documento original no Google Drive: https://docs.google.com/document/d/1mMyAqcsBwbORC2AvNWEPutmZyHOQW4yWh0vme3KsZqk/pub
Linux - Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus)Muitos dos passos de configuração descritos neste documento são aplicáveis à qualquer ambiente moderno do Linux, contanto, alguns deles só serão aplicados ao Ubuntu e provavelmente à qualquer distribuição baseada em Ubuntu. Este documento é baseado em Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus). Uma vez que você o tenha instalado, você deve seguir as instruções descritas a baixo. Particularmente, nós usaremos pacotes do Ubuntu que podem ser encontrados nos repositóriosmain e universe.
Importante: Por favor verifique se você revisou os requisitos antes de prosseguir.
Instalando as dependências. MYSQL Nós recomendamos o uso do MySQL 5.6 que é muito mais rápido que seus antecessores. Também experenciamos resultados muitos bons usando Percona Server ou Mar…