O papel futuro do arquivista perante os novos desafios digitais
O papel futuro do arquivista perante os novos desafios digitais
Abstract:
Tendo como prisma a ideia de que o acesso à informação é primordial para a manutenção da democracia e o perigo do esquecimento digital é uma realidade, seja por falta da gestão de metadados ou de políticas normativas nas esferas públicas e privadas, em 23 de novembro realizar-se-ão as 4ª Jornadas Archivoz com o tema “Os Arquivos Digitais e a Informação Aberta”.
Como responsáveis pelos registros, os arquivistas encorajam o acesso e a utilização dos documentos, ainda que possam aceitar ou sugerir restrições quanto aos seus usos conforme condições determinadas entre as partes implicadas no processo de aquisição de fundos arquivísticos. Mesmo diante de uma realidade tão diversa, os arquivistas não deixam de fornecer informações a respeito dos próprios conjuntos documentais acumulados e preservados, bem como não deixam de tornar público os preceitos que regem as políticas de gestão de repositórios arquivísticos e de difusão de patrimônio documental.
Nesse sentido, o tema “Arquivos Digitais e a Informação Aberta” pretende atualizar tais questões no esteio da Sociedade das Tecnologias e da Informação, e trazer um panorama com diversas visões sobre Arquivos Digitais e Acesso e diferentes práticas arquivísticas em um contexto internacional.
O evento possibilitará a troca de experiências, estudos e reflexão a respeito da gestão da informação e conhecimento em um contexto de predomínio das tecnologias. Dessa forma, procedimentos de organização, gestão e preservação de documentos arquivísticos a longo termo, novos paradigmas e perspectivas em torno dos arquivos digitais e novas plataformas de difusão e acesso serão temas abordados nas Jornadas Archivoz.
Dia e hora:
23 de novembro de 2022
Portugal (Lisboa): 18:00h – 20:30h
España (Madrid): 19:00h – 21:30h
Brasil (Brasília): 14:00h – 16:30h
Oradores:
Júlio Manuel Rafael António: Arquivos digitais e soluções de código aberto
Daniel Flores: Transparência Ativa versus Transparência Passiva nos Arquivos: Plataformas Digitais em Software Livre como Lugares de Memória à Cidadania
Luís Corujo: Avaliação e Preservação para Arquivos Digitais
Cristal da Rocha: As redes sociais como uma extensão do arquivo : o universo digital e sua narrativa para a difusão de acervos
Ana Van Meegen: A Lei da Livre Informação: implementação em Amsterdam
Moderador:
Charlley Luz
Comentários
Postar um comentário
Comente aqui, por favor .....