Artículo / Artigo: "Infraestrutura organizacional necessária ao repositório arquivístico digital confiável: um diálogo com a ISO 16363"

Artículo / Artigo: "Infraestrutura organizacional necessária ao repositório arquivístico digital confiável: um diálogo com a ISO 16363"

Autores: 

  • Henrique Machado dos SantosHenrique Machado dos Santos
  • Daniel FloresDaniel Flores
  • Este estudo analisa o Audit and Certification of Trustworthy Digital Repositories (ACTDR) e considera sua pertinência no processo de auditoria de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis (RDC-Arqs ) com ênfase nos aspectos relacionados à infraestrutura organizacional. Sendo assim, tem-se por objetivo realizar uma síntese dos requisitos de auditoria a serem cumpridos por um RDC-Arq que segue o modelo Open Archival Information System (OAIS). Igualmente, pretende-se esclarecer os requisitos arquivísticos subentendidos no ACTDR. A metodologia utilizada parte do levantamento bibliográfico de materiais previamente publicados, o qual consiste na seleção de livros, publicações técnicas e artigos científicos recuperados através da ferramenta de pesquisa Google Scholar. Logo, obtém-se um artigo de revisão, com caráter assistemático, capaz de descrever e contextualizar os requisitos de infraestrutura organizacional, preconizados pelo ACTDR, no âmbito da Arquivística. Por fim, este estudo fornece subsídios estimular a discussão e a compreensão da infraestrutura organizacional no processo de auditoria dos RDC-Arqs. Dessa forma, reafirma a convergência entre OAIS, ACTDR e a Arquivística, a qual coaduna no RDC-Arq.


    Download: 

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

    Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

    CNA Salvador 2024