Entidade denuncia situação de abandono do Arquivo Público do Ceará

Compartilhamos a situação do Arquivo Público do Ceará, compartilhado Presidente da Associação Nacional de História – Secção Ceará, Tito Barros Leal, no Blog do Eliomar: 

A situação vexatória em que se encontra o Arquivo Público do Estado do Ceará é denunciada, em nota, pelo presidente da Associação Nacional de História, regional do Ceará, Tito Barros Leal. Ele pede providências da Secretaria da Cultura do Estado para o quadro de abandono em que se encontra o equipamento.

Confira:

A Associação Nacional de História – Secção Ceará (ANPUH-CE) convoca todos os historiadores e todas as historiadoras associados/as ou não a se mobilizar em defesa das fontes históricas, sob guarda do Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC).

Não é de hoje que a situação do APEC merece atenção e cuidado, mas desde que a atual gestão da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT) assumiu, os problemas no equipamento só crescem, nomeadamente no que concerne à guarda e documental.

Em que pese a formação em Museologia e Arquivologia e as relações com Arte e Patrimônio e com Ciência da Informação anotadas no Currículo da Sra. Janaína Ilara Ferreira Conceição, atual Diretora do APEC, o que se tem verificado é verdadeiro desmonte do Arquivo, inclusive com a implementação de uma política de devolução dos documentos cartoriais ali resguardados, para seus cartórios de origem. A medida, além de ter sido tomada à revelia da sociedade cearense, ainda promove a privatização de fontes e dificulta a pesquisa histórico-historiográfica.

Não podemos ficar em silêncio face ao desmonte que vem ocorrendo no APEC. Há quase dois meses, precisamente no dia 18 de janeiro de 2024, a ANPUH-CE escreveu para a SECULT em busca de agenda com a Sra. Secretária Luísa Cela para tratar do tema e, inclusive, se colocar como parceira na busca por soluções para o APEC; não tivemos retorno. Em 11 de fevereiro de 2024 reforçamos o contato e, em 16 de fevereiro de 2024 recebemos a confirmação de recebimento do ofício, juntamente com a lacunar resposta de que “em breve” entrariam em contato com uma data. Infelizmente seguimos sem qualquer previsão de disponibilidade de agenda da secretária de cultura até o presente momento.

Descaso para com história do Ceará? Dessaber sobre a ANPUH-CE? Simples falta de interesse no tema? Não sabemos o que tem movido o silêncio e a recusa da SECULT em ouvir a ANPUH-CE, mas temos certeza de que a História e o trabalhos dos/as historiadores/as do estado correm perigo.

Por isso a ANPUH-CE vem, por meio desta, convocar os/as colegas historiadores/as atuantes em todas as frentes do nosso ofício (órgãos públicos, Universidades, Escolas…) a somar forças conosco e tomar posição firme na luta em defesa do APEC, das nossas fontes e da nossa ciência e da própria História do Ceará.

Busquemos lançar luzes sobre o que está em curso. Lutemos por espaços na mídia. Façamos com a direção da APEC e a SECULT nos ouçam e evitemos o desmonte do Arquivo Público e a privatização das fontes históricas do estado.

Precisamos trabalhar em consonância para estancar da sangria da documentação em curso e reverter o desmonte do APEC. Vamos nos unir, portanto, em torno de mais esse combate pela História.

*Tito Barros Leal

Presidente da Associação Nacional de História – Secção Ceará.

Fonte: https://blogdoeliomar.com/21499-2/?fbclid=IwAR2DjhPbGLG___I9o0_AlGEWOL3e4gNmVnYw6E-ucwu5dY2cVmhgStV_kEk

Fachada do Arquivo Público do Ceará, no Centro de Fortaleza. Foto: Arquivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024