O PROJETO AtoM no Brasil

 O PROJETO AtoM no Brasil

Este projeto tem como objetivo identificar e divulgar a plataforma Access to Memory - AtoM utilizada por  instituições brasileiras e internacionais.

Esta iniciativa é um desdobramento das pesquisas realizadas pelo Observatório de Documentos Digitais, criado no ano de 2017, que tem por finalidade analisar o cenário nacional quanto à criação, gestão, acesso e preservação de documentos arquivísticos públicos digitais. 

No caso do Brasil, o AtoM é uma ferramenta fundamental para a promoção do acesso a documentos arquivísticos, com destaque para os de caráter público, cumprindo com a promoção da transparência do patrimônio documental brasileiro. 

O AtoM também pode ser utilizado para promover a transparência ativa às informações públicas, conforme preconiza a Lei de Acesso à Informação (LAI).

Arquivos públicos e históricos podem, utilizando a plataforma AtoM, promover a difusão de seus acervos, permitindo que relevantes registros estejam acessíveis por meio da internet.


Acesse: https://observatoriodocume.wixsite.com/atomnobrasil




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024