Interoperabilidade de documentos arquivísticos (V CINforme)



"Interoperabilidade de Documentos Arquivísticos: dos Sistemas de Negócio ao Sigad e ao RDC-Arq"
No CIN/Cnen - Rio de Janeiro
O Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CIN/Cnen) recebeu o Prof. Dr. Daniel Flores (UFF), para a palestra "Interoperabilidade de Documentos Arquivísticos: dos Sistemas de Negócio ao Sigad e ao RDC-Arq".
O documento arquivístico digital (DAD) apresenta especificidades que podem comprometer sua autenticidade, uma vez que é suscetível à degradação física dos seus suportes, à obsolescência tecnológica de hardware, software e de formatos, e às intervenções não autorizadas, que podem ocasionar adulteração e destruição. O DAD é complexo, desde o seu sistema de gestão, o Sigad (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos), que trata da captura, armazenamento, indexação e recuperação de todos os componentes digitais do documento arquivístico como uma unidade complexa, até os sistemas de preservação e acesso a longo prazo, os RDC-Arq (Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024