Inovação Sustentada

 Inovação Sustentada: Construindo o Futuro com Fundamentos Sólidos

No dinâmico cenário da transformação digital, somos constantemente bombardeados com conceitos como "disrupção" e "inovação". Mas, você já se perguntou sobre a Inovação Sustentada e por que ela é tão importante, especialmente em áreas que exigem confiabilidade e estabilidade, como a Arquivologia?

O que é Inovação Sustentada?

A inovação sustentada é um tipo de inovação que se baseia em referenciais sólidos, ou seja, está profundamente enraizada no arcabouço teórico, epistêmico e metodológico de uma área de conhecimento específica. Em vez de buscar o "novo pelo novo", ela se concentra em aprimorar produtos e serviços já existentes, atendendo às necessidades dos consumidores atuais e seguindo as definições originais de desempenho e qualidade do mercado. Isso significa que a inovação sustentada é o resultado de um estudo minucioso, que harmoniza as demandas do mercado com o rigor científico.

Por que a Inovação Sustentada é Vital?

A inovação sustentada é considerada essencial para a saúde e robustez de qualquer setor, pois impulsiona a melhoria contínua de produtos e serviços para os clientes existentes. Sendo mais estruturada, ela se fundamenta em pesquisas, análises e revisões da literatura, garantindo que as mudanças sejam bem embasadas e com riscos calculados. A Ciência desempenha um papel basilar nesse processo, orientando e desenvolvendo as inovações.

O Papel na Transformação Digital e na Arquivologia

No contexto da transformação digital, a inovação sustentada é não apenas possível, mas também a trajetória mais desejável. Em campos como a Arquivologia, onde a autenticidade, confiabilidade, segurança  em disrupção tecnológica excessiva, fragilizando documentos cruciais e rompendo a cadeia de custódia  preservação dos documentos são premissas inegociáveis, a inovação sustentada é a abordagem preferida para as transformações digitais. Uma transformação digital que ocorre sem inovação sustentada, o que compromete a segurança jurídica dos cidadãos. Portanto, adotar soluções que respeitem os princípios e a legislação é de suma importância.

Priorizar a inovação sustentada significa construir sobre bases sólidas, assegurando não apenas o avanço tecnológico, mas também a segurança, a ética e a confiabilidade dos processos. É o caminho que a Arquivologia busca para garantir a perenidade e a integridade do patrimônio digital para as futuras gerações.


Fontes:

https://www.alaarchivos.org/wp-content/uploads/2022/03/Artigo-Daniel-Flores.pdf

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL POR INOVAÇÃO SUSTENTADA OU TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS EM ARQUIVOS. Autor: Daniel Flores. Públicado no livro: Produção, tratamento, disseminação e uso recursos informacionais heterogêneos [recurso eletrônico] : diálogos interdisciplinares / Maria Luiza de Almeida Campos… [et al.] (Org.). – Niterói : IACS/UFF. 2018. 241p. – (Série Estudos da Informação, 5). Disponível em: <http://www.ci.uff.br/ppgci/arquivos/5seminarioinformacao.pdf>. Acesso em: 16 set. 2025.

https://pt.slideshare.net/slideshow/inovao-sustentada-ou-disrupo-tecnolgica-os-repositrios-arquivsticos-digitais-confiveis-rdcarq-para-a-cadeia-de-custdia-ininterrupta-palestra-na-ii-semana-de-arquivologia-da-unirio-24-outubro-2018/120854505

https://repositorio.ufes.br/server/api/core/bitstreams/90acf953-d7aa-4f25-b5bf-24071c01664b/content

https://epm.tjsp.jus.br/Noticias/Noticia/61543

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ISO 16175 atualizada .....

Novas versões do Modelo OAIS (ISO 14721) e normas relacionadas, ISO 16363 e ISO 16919 que foram atualizadas agora no final de 2024