O Departamento de Ciência da Informação (Decin) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN) realiza, no próximo dia 14, a conferência Preservação Digital Sistêmica – PDS: implementação, auditoria e certificação, com o professor Daniel Flores, da Universidade Federal Fluminense (UFF). A atividade será transmitida a partir das 14h, no Canal Biblio UFRN do YouTube.

Portal da UFRN

O Departamento de Ciência da Informação (Decin) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN) realiza, no próximo dia 14, a conferência Preservação Digital Sistêmica – PDS: implementação, auditoria e certificação, com o professor Daniel Flores, da Universidade Federal Fluminense (UFF). A atividade será transmitida a partir das 14h, no Canal Biblio UFRN do YouTube.

O evento é gratuito, aberto ao público, e as inscrições podem ser feitas pelo do SIGAA. A conferência abre oportunidade para discutir e refletir sobre o documento arquivístico que já nasce digital e precisa ser resguardado a fim de permitir acesso a longo prazo do patrimônio arquivístico digital brasileiro com a manutenção da memória coletiva. 

Para a professora Eliane Ferreira, coordenadora do evento, a discussão sobre PDS é importante porque amplia as discussões para além dos Banco de Dados. “A PDS compreende uma cadeia de custódia arquivística digital ininterrupta, desde a criação de documentos até sua eliminação segura ou guarda permanente, ou seja, em todo o ciclo de vida do documento. Ao integralizar Sistemas de Gestão Arquivística de Documentos aos Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis (RDC-Arq), a PDS serve de fonte de prova íntegra, testemunho, memória, patrimônio, direitos e cidadania plena”, registra.

A professora ainda ressalta que o evento é uma oportunidade para ampliar as discussões em torno de uma nova prática na Ciência da Informação, importante para os universitários e comunidade em geral: “Contribui para o ensino e reflexões sobre o tema que faz parte do conteúdo de disciplinas do curso de Biblioteconomia e para a posterior prática desses discentes quando se tornarem profissionais da informação. Além disso, para a sociedade em geral, será um momento para a construção de conhecimento sobre o tema, inclusive, 34 instituições já demonstraram interesse em participar”, destaca.

Daniel Flores

O conferencista é docente do Curso de Graduação em Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFF, mestrado e doutorado. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq UFF Ged/A – Documentos Digitais: Gestão, Preservação, Acesso e Transparência Ativa, pesquisador do Grupo de Pesquisa da Universidade de Brasília (UnB): Fundamentos históricos, epistemológicos e teóricos da Arquivologia (FHETA), representante Nacional do Brasil no Grupo de Especialistas Red Iberoamericana de Enseanza Archivística Universitaria (GE RIBEAU) da Asociación Latinoamericana de Archivos (ALA).

Outras informações podem ser consultadas no SIGAA ou pelo e-mail eliane.ufrn@gmail.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024