Apresentando-me!
Olá! Sou a Brenda Rocco,
estou chegando agora no blog e espero poder contribuir para novas discussões
acerca dos objetos de estudos da Arquivologia.
Sou Arquivista formada
pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e servidora do Arquivo Nacional,
onde desde 2007 trabalho no grupo de documentos eletrônicos. Sou integrante da
Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE) do Conarq e da Câmara Técnica
de Paleografia e Diplomática do Conarq. Também participei do InterPARES 3 (www.interpares.org).
Recentemente defendi minha
dissertação, no Mestrado em Ciência da Informação pelo PPGCI convênio
UFRJ-IBICT, de título “Um estudo sobre gestão de documentos arquivísticos
digitais na Administração Pública Federal brasileira”. A minha pesquisa surgiu
da necessidade de analisar como os órgãos da Administração Pública Federal
(APF) tem se preparado, por meio da Gestão de Documentos Arquivísticos (GDA),
para atender a demanda de acesso aos documentos digitais.
Entendi que o tema mostrava-se
relevante dada a aprovação da Lei de Acesso à Informação (LAI), lei nº 12.527,
de 18 de novembro de 2011, que regula o acesso à informação pública previsto na
Constituição da República Federativa do Brasil (1988).
Assim, com a hipótese de
que para a produção e manutenção de documentos arquivísticos digitais é
necessária a implementação de procedimentos de gestão arquivística por parte da
APF, busquei identificar se a ausência destas condições comprometeria o direito
do acesso à informação. Todo o estudo foi desenvolvido buscando na
Arquivologia, na Ciência da Informação e na Diplomática diversos conceitos para
responder aos questionamentos surgidos durante a pesquisa. Já que parti da existência de uma relação entre o
direito de acesso à informação, resguardado por lei, e o documento arquivístico
digital, que registra as informações produzidas pelo Estado.
Por fim a pesquisa averiguou
padrões/resoluções existentes no Brasil voltados à gestão de documentação
arquivística digital no âmbito da APF e, mapeou e estudou as iniciativas do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da Administração Pública Federal, no que
tange o universo digital.
Todo esse estudo me incentivou a
buscar mais respostas sobre as questões que envolvem a Arquivologia na
Sociedade Contemporânea, o papel dos Arquivos, a relação entre os Arquivologia
e as TIC’s. Em suma, gosto de pensar que
a nossa área está repleto de oportunidades de temas e problemas para novas e
prolíficas pesquisas.
Até mais!!!!
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