Grupo de Pesquisa no CNPq

Visite o nosso Grupo de Pesquisa CNPq, que recebe financiamento para a manutenção deste Blog com resultados de pesquisas dos nossos colaboradores: 


Grupo de pesquisa:

Grupo CNPq UFF Ged/A - Documentos Digitais: Gestão, Curadoria Digital, Preservação, Acesso e Transparência Ativa em Cadeia de Custódia Digital Arquivística (CCDA): 
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4261389531217598

Instituição:

UFF

Líder(es):

Daniel Flores

Sérgio Ricardo da Silva Rodrigues

Área:

Ciência da Informação


Repercussões dos trabalhos do grupo:

O Grupo de Pesquisa tem como objeto de estudo os Documentos Arquivísticos Digitais, considerando suas especificidades e complexidades, suas problemáticas de gestão, preservação e acesso. Considera os referenciais do Projeto InterPARES, da Diplomática Contemporânea e os principais autores de Documentos Digitais em Arquivística. Se preocupa com as orientações da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos - CTDE - CONARQ e tem como política de pesquisa a adoção dos referenciais de Software Livre utilizando sistemas como ICA-AtoM, Archivematica, RODA-Repositório de Objetos Digitais Autênticos, SepiaDES, entre outros em suas investigações e elaboração de produtos. Os trabalhos do grupo repercutirão em referenciais teóricos acerca do GED/A - Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos, enquanto área do conhecimento, buscando romper o paradigma de GED enquanto sistema e assim com suas metodologias, técnicas, conceitos, referenciais e princípios da Arquivologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024