Artigo: "O papel do Archivematica no RDC-Arq e possíveis cenários de uso" | ÁGORA: Arquivologia em debate

O papel do Archivematica no RDC-Arq e possíveis cenários de uso | ÁGORA: Arquivologia em debate:

O papel do Archivematica no RDC-Arq e possíveis cenários de uso

Autores

Palavras-chave: 

Archivematica, Plataforma de Preservação, Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis, Cadeia de Custódia Digital Arquivística.

Resumo

Este artigo apresenta a história e conceituação do Archivematica, que foi desenvolvido como uma resposta à necessidade do desenvolvimento de um sistema de preservação digital de código aberto (software livre). A metodologia adotada foi a da pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, tendo como principais fontes: relatórios, documentação, textos e artigos científicos, provenientes de organizações, tecnologias, eventos e pesquisadores nacionais e internacionais. O artigo apresenta o Archivematica como uma plataforma de preservação, que tem seu papel como um componente de um Repositório Arquivístico Digital Confiável, e dois cenários básicos de recolhimento de objetos digitais: com cadeia de custódia digital arquivística e com ruptura de cadeia de custódia. Concluímos que os cenários apresentados são apenas dois de vários cenários possíveis na preservação de objetos digitais utilizando uma plataforma de preservação como o Archivematica, e que seu uso adequado vai ao encontro de uma Preservação Digital Sistêmica, que prevê uma cadeia de custódia digital arquivística, visando manter a confiabilidade e autenticidade dos documentos arquivísticos digitais, com uma abordagem de preservação digital holística, e não voltada exclusivamente para a aplicação manual de estratégias de preservação digital, as quais pressupõem uma ruptura da cadeia de custódia digital, mas antes incorporando e aplicando essas estratégias por meio de uma política arquivística. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024