Palestra: A digitalização de documentos arquivísticos correntes, intermediários e permanentes como estratégia de preservação digital e constituição de lugares de memória digital e transparência ativa

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Palestra: A digitalização de documentos arquivísticos correntes, intermediários e permanentes como estratégia de preservação digital e constituição de lugares de memória digital e transparência ativa

Palestra
Data e horário
19/06/2024 - 15:00 - 16:00

Daniel Flores

Daniel Flores

Palestrante

O Prof. Daniel Flores é Docente do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFAL em Maceió - Alagoas e do Curso de Biblioteconomia EAD da UFF, Classe E - Professor Titular. É Líder do Grupo de Pesquisa CNPq UFAL Ged/A - Documentos Digitais: Gestão, Curadoria Digital, Preservação, Acesso e Transparência Ativa em Cadeia de Custódia Digital Arquivística (CCDA). É representante Nacional do Brasil no Grupo de Especialistas - GE RIBEAU - Red Iberoamericana de Enseñanza Archivística Universitaria / ALA - Asociación Latinoamericana de Archivos (ALA). É Bacharel em Arquivologia pela UFSM, Especialista em Organização de Arquivos pela USP, Mestre em Engenharia da Produção - Tecnologia da Informação pela UFSM, Doutor em Documentação pela USAL/Espanha - revalidado pela UFRJ como Doutor em Ciência da Informação no Brasil e pós-doutorado na USAL/Fundação Carolina em Documentos Digitais: Gestão e Preservação Digital. Consultor e Assessor em Projetos de Transformação Digital Arquivística. Foi Docente dos Cursos de Graduação em Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Informática e Sistemas de Informação, assim como de Pós-graduação em níveis de Especialização, Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação, Gestão em Arquivos, Gestão de Documentos e Arquivos, Informática Educacional, Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, História, Patrimônio Cultural e Sociedade do Conhecimento. É especialista em Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis - RDC-Arq, Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - SIGAD nos poderes Executivo e Legislativo e GestãoDoc no Judiciário, Plataformas Arquivísticas de Descrição, Acesso e Transparência Ativa. Software Livre e Cadeia de Custódia Digital Arquivística - CCDA.Coordena pesquisas com financiamento público e privado sobre Preservação Digital Sistêmica orientada pelo Modelo OAIS em Cadeia de Custódia Digital Ininterrupta em Softwares Livres visando a garantia da Autenticidade e Confiabilidade de Documentos Digitais em Dados Abertos para Reuso e Tomada de Decisão em Ambientes Disruptivos. Investiga através dos referenciais e princípios da Governança, o perfil inovador e multidisciplinar dos Gestores da Informação em Ambientes Digitais através dos pilares do tripé: Ciência da Informação, Administração e Tecnologia da Informação na Sociedade Digital. Desenvolve e Coordena projetos de Diagnóstico e Implementação de Digitalização de Documentos, de Processo Eletrônico Nacional - PEN, Gestão Digital de Acervo Acadêmico das IFES, Preservação Digital Sistêmica (Active Digital Preservation), Deploy de SIDs em Preservação Digital, Customização e Administração de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis - RDC-Arq em Software Live como o Archivematica, AtoM (Legacy ICA-AtoM), ArchivesSpace, ArchivistToolkit, Nuxeo e RODA. Coordena a elaboração de projetos, implantação, operação e deploy de sistemas de informação integrados de Arquivos e Gestão Pública.Recolher
Sergio Diniz

Sergio Diniz

Mediador(a)

Arquivista formado pela Universidade de Brasília - UnB. Atua na área de preservação digital, com ênfase em Repositório Arquivístico Digital Confiável - RDC-Arq como pesquisador junto ao IBICT. Atuou na área de descrição de documentos permanentes no Senado Federal, com destaque para documentação do período imperial brasileiro. Coordenou projetos de tratamento documental na iniciativa privada, além de participar de projetos de pesquisa na área de tratamento documental e descrição arquivística pela Universidade de Brasília - UnB. Junto à META, é um dos sócios e já ministrou mais de 30 cursos de usabilidade e consultoria sobre a plataforma AtoM para instituições públicas e privadas, com destaque para as do Poder Judiciário.



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