Artigo na Revista Informação & Informação: "Auditoria e certificação ao longo da cadeia de custódia digital arquivística", dos Pesquisadores do Grupo CNPq UFF Ged/A: Tânia Gava e Daniel Flores.

Artigo na Revista Informação & Informação: "Auditoria e certificação ao longo da cadeia de custódia digital arquivística", dos Pesquisadores do Grupo CNPq UFF Ged/A: Tânia Gava e Daniel Flores. 


Revista Informação & Informação, 26(4):424
DOI: 10.5433/1981-8920.2021v26n4p424


Objetivo: Discutir a importância do processo de auditoria e certificação em todos os ambientes envolvidos nas três entidades externas do Modelo OAIS, analisando o cenário brasileiro. Metodologia: Pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, tendo como principais fontes documentais e bibliográficas a documentação produzida por diferentes organizações, normativas do Conselho Nacional de Arquivos e artigos científicos de pesquisadores nacionais e internacionais. Resultados: Discussão sobre os modelos conceituais de requisitos e de auditoria e certificação, no cenário brasileiro, para os três ambientes envolvidos no Modelo OAIS: o ambiente do produtor, que é o ambiente de gestão dos documentos; o ambiente do administrador, que é o ambiente de preservação dos documentos; o ambiente do consumidor, que é o ambiente de acesso e difusão dos documentos. Conclusões: No cenário brasileiro há modelos de requisitos para o ambiente de gestão dos documentos, mas não estabelece requisitos de auditoria e certificação; o ambiente de preservação apresenta tanto requisitos funcionais, não funcionais e regras de negócio, quanto requisitos de auditoria e certificação; o ambiente de acesso e difusão dos documentos ainda não possui diretrizes estabelecidas.

Download do PDF:


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024