Memorabilia - O programa tem como objetivo ampliar as informações presentes aqui no site, contando com sua participação.

 

Memorabilia

Clique aqui para acessar o edital de 2025.


O Programa Memorabilia é um concurso que seleciona textos, fotografias e ilustrações que retratam memórias sobre as ruas de São Paulo, de pessoas que moram ou visitam a cidade. As memórias selecionadas são publicadas aqui, no Dicionário de Ruas.


O programa tem como objetivo ampliar as informações presentes aqui no site, contando com sua participação. O Memorabilia entende que os relatos da população enriquecem o conteúdo do DicRuas e trazem olhares diversos, a partir da vivência da própria população. Com isso, é possível diversificar as fontes de informações da plataforma, para além dos documentos produzidos pelo poder público municipal.


Para participar, basta compartilhar sua memória escrita (relatos, textos dissertativos, ensaios, narrativas, transcrição de entrevistas, entre outros) ou sua memória visual (fotografias, ilustrações, colagens) que tenha uma rua, avenida, praça, viela, parque ou outro logradouro de São Paulo como personagem central. Como reconhecimento, você ainda pode receber uma premiação.


Os nomes escolhidos e oficializados para as vias e espaços públicos da Capital, embora formem um conjunto de cerca de 49.000 denominações, não representam a variedade de seus cidadãos. As primeiras ruas oficializadas na cidade prestavam homenagens, em sua maioria, a pessoas da elite paulistana, tidas como merecedoras dessas homenagens. Assim, durante muito tempo as mulheres, a população negra, a classe trabalhadora, indígenas, pessoas LGBTQIA+, entre outros, foram invisibilizados e desconsiderados nas nomeações de ruas.


No Dicionário de Ruas, é possível encontrar grande parte das biografias dos homenageados das ruas centrais da cidade. Já nas ruas da região periférica faltam informações sobre seus homenageados. Então, além da desigualdade de homenagens, também há uma desigualdade regional da guarda e difusão da história.


Partindo dessas observações, o Memorabilia pretende reunir memórias de grupos sociais apagados pela história oficial. O programa também pretende valorizar experiências e conhecimentos que vão além da produção acadêmica, de pesquisadores e estudantes universitários. Se pretende estabelecer relações entre os lugares da cidade, suas tradições e os sujeitos que formam a coletividade. Os critérios de avaliação levam em conta essa realidade.


O programa foi reconhecido pelo concurso "Ações e exibições para decolonizar práticas de museus" da Fundación Typa e da Wikimedia Argentina em 2023 e foi semifinalista do Premia Sampa 2024.

O edital de 2024 foi escrito seguindo os princípios da Linguagem Simples e foi laureado pelo Selo Municipal de Linguagem Simples da Prefeitura Municipal de São Paulo.



Dúvidas? Fale conosco em: memoriaurbana.ahm@prefeitura.sp.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ISO 16175 atualizada .....

Novas versões do Modelo OAIS (ISO 14721) e normas relacionadas, ISO 16363 e ISO 16919 que foram atualizadas agora no final de 2024