Qualificação de Mestrado do Hercólubus Lucas, PPGCI UFAL, Orientação do Prof. Daniel Flores e Coorientação da Profa. Rosaline Mota, 02 de junho de 2025:
Qualificação de Mestrado do Hercólubus Lucas, PPGCI UFAL, Orientação do Prof. Daniel Flores e Coorientação da Profa. Rosaline Mota, 02 de junho de 2025:
DISCENTE : HERCOLUBUS LUCAS DA CONCEICAO PINHEIRO
DATA : 02/06/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Maceió - AL
TÍTULO:
CURADORIA DIGITAL NO ACERVO HISTÓRICO INSTITUCIONAL DA FUNDEPES: UMA VISÃO SISTÊMICA DA PRESERVAÇÃO DIGITAL
PALAVRAS-CHAVES:
Curadoria Digital. Preservação Digital. Cadeia de Custódia Completa. Modelo OAIS. Fundepes.
RESUMO:
Esta dissertação trata da preservação digital no contexto da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), com foco na aplicação prática e estratégica da curadoria digital como ferramenta essencial para a recuperação, organização e preservação do acervo histórico institucional. O objetivo geral consiste em propor uma metodologia de reconstrução do acervo que assegure a autenticidade, integridade e acessibilidade dos documentos, tanto digitais quanto analógicos, com base em modelos reconhecidos de preservação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com abordagem descritiva. O percurso metodológico envolveu três etapas principais: (i) uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), entre os anos de 2014 e 2024, para identificar abordagens de curadoria digital associadas ao modelo OAIS e à cadeia de custódia arquivística; (ii) análise dos marcos legais e normativos relevantes à preservação documental no Brasil; e (iii) levantamento documental inicial na Fundepes, que identificou 11 tipos de documentos distintos e mais de 860 itens, com predominância de registros visuais e mídias obsoletas. A curadoria digital será implementada no repositório AtoM, com vistas à recuperação da memória institucional. No decorrer da pesquisa, emergiu a proposta da Cadeia de Custódia Completa (CCC) como abordagem inovadora, capaz de articular a curadoria digital às exigências arquivísticas de rastreabilidade e confiabilidade documental. Os resultados parciais confirmam a viabilidade da metodologia adotada e indicam o potencial da Fundepes para instituir um repositório digital confiável, promovendo o acesso contínuo à sua história.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - DANIEL FLORES
Interno(a) - FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
Interno(a) - RONALDO FERREIRA DE ARAUJO
Externo(a) à Instituição - BRENDA COUTO DE BRITO ROCCO - UNIRIO
Externo(a) à Instituição - TÂNIA BARBOSA SALLES GAVA - UFES
Comentários
Postar um comentário
Comente aqui, por favor .....