Oficina RDC-Arq Archivematica e AtoM (Legacy ICA-AtoM), gravada a pedido...



Oficina de RDC-Arq Archivematica e AtoM (Legacy ICA-AtoM) gravada pela Multiweb UFSM, Farol UFSM, Realizada dia 06/06/2016 no Audtiróio do CPD. Ministrada pelo PROF. DR. DANIEL FLORES – UFSM, do Curso de Arquivologia, e Lider do Grupo de Pesquisa CNPq UFSM Ged/A.

RDC-Arq (Resolução nº 43/Conarq): diretrizes para a implementação de repositórios digitais confiáveis para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais.

Um repositório arquivístico digital é um repositório digital que armazena e gerencia esses documentos, seja nas fases corrente e intermediária, seja na fase permanente. Como tal, esse repositório deve:
 gerenciar os documentos e metadados de acordo com as práticas e normas da Arquivologia, especificamente relacionadas à gestão documental, descrição arquivística multinível e preservação; e
 proteger as características do documento arquivístico, em especial a autenticidade (identidade e integridade) e a relação orgânica entre os documentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024