AIP
Entenda o AIP: O Coração da Preservação Digital de Documentos Arquivísticos!
Você já ouviu falar em AIP? No universo da preservação digital, o Archival Information Package (AIP), ou Pacote de Informação para Arquivamento, é um conceito fundamental do modelo Open Archival Information System (OAIS), que é a norma ISO 14721:2012 e uma das principais referências para Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis (RDC-Arq).
2. Informação Descritiva de Preservação (Preservation Description Information – PDI): São os metadados vitais para a preservação e garantia de acesso em longo prazo. No AIP, a PDI é obrigatória.
3. Informação de Empacotamento (Packaging Information): É responsável por ligar e relacionar logicamente a Informação de Conteúdo e a PDI.
4. Informação Descritiva (Package Description): Descreve o pacote para otimizar o acesso e a localização dos conteúdos.
AIP e a Confiabilidade: A estrutura do AIP, especialmente com a PDI obrigatória, garante que aspectos fundamentais da Arquivística, como autenticidade, proveniência, organicidade e histórico de custódia, sejam mantidos. Essa flexibilidade e abstração são características essenciais que fizeram do OAIS um padrão, permitindo a preservação de diversos tipos de objetos digitais. A implementação de RDC-Arqs em conformidade com o OAIS e com AIPs bem estruturados é crucial para proteger a custódia e garantir o acesso contínuo a documentos digitais autênticos em longo prazo.
Fontes:
Open Archival Information System análise do modelo funcional no contexto da Arquivística DOI: 10.20396/rebpred.v2i00.15814
https://oaiscloud.com/sobre/modelo-oais-de-preservacao-digital.html
SANTOS, Henrique Machado dos; FLORES, Daniel. Modelo lógico da informação no Open Archival Information System: uma reflexão arquivística sobre o pacote de informação para arquivamento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 10, n. 1, p. 23-38, jan./abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.21714/2236-417X2020v10n1p23.
Comentários
Postar um comentário
Comente aqui, por favor .....